3 alimentos que contêm álcool e você jamais imaginaria
Existem alguns alimentos que possuem teor alcoólico e quase ninguém sabe. Confira aqui quais são esses alimentos!
A melhor maneira de sair seguro com seus amigos é alguém do grupo ser sorteado para ser o motorista da rodada. Isso quer dizer, em síntese, que alguém do grupo deverá evitar consumir álcool a todo custo. Portanto, nada de um “copinho” de cerveja ou algo do gênero. Muitas pessoas não sabem disso, mas, no Brasil, é considerado produto não alcoólico todos aqueles que possuem menos de 0,5% de álcool em sua composição.
Por exemplo, a cerveja zero álcool deve ter até esse limite para evitar que os motoristas sejam pegos na Lei Seca. No entanto, você sabia que existem alguns alimentos que, embora pareçam inofensivos, na realidade, não o são? Continue lendo e confira aqui alimentos que contêm álcool em sua composição e você não fazia ideia. Acompanhe!
3 alimentos que contêm álcool e você nem imaginava
Molho de soja
Muitas pessoas não sabem disso, mas o molho de soja é um produto que possui um alto teor alcoólico, o maior desta lista. Estima-se que o molho de soja possui cerca de 1,5% e 2% de álcool em sua composição.
Vale mencionar, também, que esse molho é feito de ingredientes que se assemelham à cerveja e ao vinho. Nesse sentido, o amido existente no trigo, ao se decompor, à medida que vai fermentando, acaba transformando-se em etanol e confere ao molho de soja o seu sabor característico.
Posto isso, é importante destacar que o molho de soja possui tanto álcool quanto as cervejas mais fracas. No entanto, acaba não sendo rotulado de forma que represente risco de embriaguez, visto que, se for consumido em altas quantidades, pode ter impactos grandes à saúde.
LEIA MAIS: Tem alergia a soja? Veja quais alimentos devem ser evitados!
Pão
À primeira vista, não faz nenhum sentido que o pão seja um alimento que possua muito álcool em sua composição. Ele é feito utilizando-se exatamente os mesmos ingredientes que os usados para a fabricação da cerveja, ficando de fora somente o lúpulo. Nesse sentido, se você tentar sentir o cheiro do pão enquanto ele está crescendo, facilmente irá perceber um aroma de álcool.
Em vista disso, é importante destacar que o diferencial do pão para a cerveja é o fato de que o pão acaba indo para o forno. Nesse processo de ser assado, o álcool acaba evaporando junto com a água. Por conseguinte, de acordo com um estudo realizado no ano de 1926, intitulado The Alcohol Content of Bread, conseguiu descobrir que o teor alcoólico do pão pode variar entre 0,04% a 1,9% em sua composição.
LEIA TAMBÉM: 6 pessoas famosas que são autistas e você não sabia; confira!
Suco de laranja e de outras frutas
O suco de laranja possui em sua essência um teor alto de açúcar. Então, o suco de laranja pode ser considerado, de forma relativa, alcoólico. De fato, o suco de laranja pode conter em sua essência 0,5% de álcool por volume. Ou seja, o suco de laranja transita no limite da legislação brasileira.
Além disso, pode-se citar um estudo feito na Universidade de Kaiserslautern, na Alemanha, que abordava o teor alcoólico de sucos feitos de fruta. Os pesquisadores conseguiram descobrir que existe uma quantidade substancial de álcool nesses sucos. Especialmente os sucos de laranja, uva e maçã, visto que se registrou 0,77 gramas/litro de álcool na essência deles.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.