Qual o motivo dos tênis pendurados nos cabos de energia? Descubra

Prática comum em áreas urbanas, os tênis amarrados em fios de energia deixam muitas pessoas intrigadas.

Muito comum em áreas urbanas em diversos estados do Brasil, a prática de amarrar cadarços de sapatos em fios de energia elétrica costuma dividir opiniões. Há quem ache inofensivo, quem ache um tipo de poluição visual e um desrespeito com patrimônio, ou, apenas, uma manifestação popular respeitosa e pacífica.

Porém, muitas pessoas não sabem ao certo a razão de eles estarem lá. Descubra, agora, os possíveis motivos para tênis serem amarrados aos fios de energia, segundo crenças populares.

Os significados por trás dos tênis pendurados em cabos de energia

Brincadeira entre crianças

Crianças aprendem a partir de exemplos. Por isso, caso achem divertido ou interessante ver sapatos pendurados com frequência, elas tendem a normalizar a prática e repeti-las com os amigos. Assim, algumas colocam os sapatos lá por pura diversão.

Sinal de protesto

Essa é uma forma da população se manifestar de forma pacífica, mas cumprindo o seu papel de chamar atenção para algum problema. Dessa maneira, vemos os sapatos amarrados, em sequência, com o objetivo de atrair a atenção das autoridades.

LEIA MAIS: De 1955! Conheça o carro mais caro já vendido no mundo – e seu valor exorbitante!

Marcação territorial

Gangues podem marcar território ao inserir certos tênis em cabos, de forma a afastar possíveis invasores ou gangues rivais que queiram entrar naquela localidade, seja para cometer crimes, seja para rivalizar com o poder administrador.

Os riscos por trás da prática

Profissionais que trabalham com manutenção e substituição de cabos elétricos são frequentemente vistos na cidade e, em todas as situações, estão com diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), afinal, realizar o manejo de estruturas carregadas eletricamente é, quase sempre, perigoso.

Por esse motivo, expor-se sem necessidade e sem equipamentos necessários pode, literalmente, ser um risco para a sua vida. Confira os principais problemas envolvidos nessa prática:

  • Risco de choque elétrico: os fios são eletricamente carregados e, caso haja uma diferença de potencial, podem usar o seu corpo como um fio condutor. Ou seja, a descarga elétrica passará pelo seu corpo, o que é quase sempre fatal, dada à força da corrente.
  • Danificar e prejudicar a rede de milhares de casas: caso alguém danifique os fios com essa prática, a consequência pode ser a perda da iluminação pública, da transmissão telefônica, entre outros serviços. Em uma área cercada de hospitais e escolas, por exemplo, isso seria desastroso.
  • Risco de queda: por você precisar se pendurar em uma altura muito elevada, escorregadia e sem proteção, as chances de cair e se machucar são altas. Por isso, evite e desestimule quem tenta fazer isso pela primeira vez.

Confira outras notícias semelhantes aqui, no Lê Mundo!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.