ESTES são os arquivos que você jamais deve ter no seu celular
Em caso de perda ou roubo do seu celular, sua segurança fica muito fragilizada. Por isso é recomendado não ter estes tipos de arquivos nele.
Hoje, o celular é utilizado para diversas coisas importantes do nosso dia a dia e, por isso, contém muitas informações relevantes armazenadas nele. Porém, você pode estar correndo grandes perigos ao manter certas coisas na memória do seu dispositivo.
Isso porque, em caso de perda ou roubo, terceiros podem ter acesso muito facilmente aos seus arquivos. Por mais que você tenha senha, sua memória pode ser invadida, pois muitos hackers possuem métodos para quebrar esse tipo de barreira.
É evidente que, ao tornar as coisas mais difíceis, você terá mais tempo para proteger seu conteúdo. No entanto, é ainda mais importante evitar manter arquivos que possam prejudicá-lo se outras pessoas tiverem acesso a eles.
Trouxemos alguns exemplos de coisas que você não deve manter no seu celular, para sua própria segurança. Confira!
Arquivos que você jamais deveria ter no celular
Fotos dos seus documentos de identidade
Se uma pessoa mal-intencionada tiver acesso à galeria do seu celular e encontrar a foto de seus documentos, ela pode utilizar seus dados para aplicar golpes. Seu CPF, por exemplo, pode ser utilizado para compras, inscrições fraudulentas e até mesmo falsificar sua identidade.
É claro que é mais prático deixar tudo salvo ali para quando você precisar, mas, para a sua segurança, tente memorizar as suas informações.
Fotos do seu cartão de crédito
A justificativa é a mesma da situação anterior, mas, neste caso, é ainda mais grave, pois o estrago pode ser pior e imediato se alguém mal-intencionado botar as mãos no seu celular.
Com a foto, os criminosos podem fazer compras em qualquer site da internet, pois terão todas as informações de que precisam para acessar seu crédito. Além disso, se você manter a senha digital salva no seu celular, eles podem até mesmo roubar seu dinheiro da conta.
LEIA MAIS: Como você segura o seu celular? Veja o que ela REVELA sobre você
Suas senhas
Muitas pessoas têm o costume de salvar todas as suas senhas em um arquivo de bloco de notas ou até mesmo na agenda do celular. Com essa informação, quem estiver na posse do seu celular consegue acessar os aplicativos do seu banco, fazer compras e transferências, e o estrago pode ser bem maior.
Além disso, deixar a senha salva nos aplicativos no preenchimento automático também é perigoso. E nem estamos falando apenas de bancos, mas das redes sociais também, pois muitos problemas podem acontecer quando alguém estranho tem acesso a elas, como vazamento de informações confidenciais ou aplicação de golpes.
Seu e-mail, por exemplo, não pode ter senha disponibilizada tão facilmente, pois é com ele que os bandidos conseguem trocar suas credenciais de aplicativos financeiros e redes sociais.
Nudes ou fotos comprometedoras
Se você costuma enviar algumas fotos íntimas, saiba que tê-las salvas em seu celular é um grande risco para sua intimidade. Isso porque alguém pode vazá-las por maldade ou utilizá-las para te chantagear.
E nem precisa ter acesso fisicamente ao seu telefone, basta um hacker acessar sua galeria de forma virtual para ter acesso ao conteúdo. Se mesmo assim você quiser deixá-las salvas, crie uma pasta trancada, recurso disponível tanto no Google Fotos quanto no Fotos, do iPhone.
Gostou deste conteúdo? Não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.