Por que algumas músicas fazem a gente se sentir melhor? Veja o segredo por trás das canções!

Existem elementos musicais que fazem com que ouvir sua música favorita, por exemplo, te deixe mais feliz

Você, sem dúvida, se sente super bem só por ouvir sua música favorita ou aquelas que dão a sensação de felicidade. Sabe por que isso acontece? Por que há músicas felizes que fazem com que a gente se sinta melhor?

A música, sem dúvida, tem o poder único de afetar a maneira como as pessoas se sentem. Por isso, tanta gente usa as canções simplesmente para melhorar ou mudar seu humor, canalizar emoções e como suporte psicológico. Aliás, há um forte impacto emocional da música derivado de efeitos físicos e psicológicos.

Por exemplo, ouvir música relaxante tem um impacto positivo no sistema nervoso autônomo porque diminui a respiração, regula o batimento cardíaco, baixa a pressão arterial e reduz a tensão muscular. Também tem forte impacto no sistema endócrino, responsável pela produção de hormônios. Veja por que isso acontece.

LEIA MAIS: 6 dicas para pessoas introvertidas relaxarem após um dia agitado

Por que há músicas felizes que fazem sentir bem?

A princípio, tudo ligado à produção hormonal como resultado do estímulo à liberação de neurotransmissores. Só para exemplificar, aumentam a produção de dopamina, hormônio da recompensa. Ao mesmo tempo, reduzem os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e aumentam a imunoglobulina A salivar, anticorpo responsável por fortalecer o sistema imunológico.

Mas estes impactos são ainda maiores quando ouvimos nossas músicas preferidas. Isso se dá sobretudo porque a familiaridade afeta o prazer. Porém, mesmo músicas novas podem estimular respostas físicas e psicológicas positivas se seguirem o mesmo estilo. Por outro lado, músicas que não gostamos têm forte efeito negativo sobre o humor e o bem-estar.

As diferenças individuais fazem com que as reações emocionais às músicas sejam diferentes segundo as preferências de quem ouve e associações com a música. Ou seja, se não gostamos da música (ou ela traga memórias negativas), não nos fará feliz, mesmo que seja incrivelmente boa.

Só para exemplificar, uma pesquisa recente mostra que 71% dos 2.000 participantes relataram que a música foi a influência mais forte em seu humor. Além disso, quase 75% ouvem regularmente música para se animar.

A influência dos elementos musicais

Porém, mais do que identificar elementos e músicas felizes que nos fazem sentir melhor, há também questões culturais. Por exemplo, culturas asiáticas têm associações diferentes a determinadas canções em relação às ocidentais.

Isso se dá porque há certos componentes da música popular comumente associados a emoções positivas. A música percebida como “feliz” geralmente é escrita em uma tonalidade maior, além de ter instrumentos de timbre brilhante, como trompetes ou guitarras elétricas.

Além disso, a música “feliz” geralmente adiciona a sétima nota da escala às três notas principais no acorde. Isso cria uma breve sensação de tensão – ou expectativa agradável – seguida de alívio ou resolução quando a progressão harmônica segue o que esperamos com base em nossas experiências anteriores de audição.

E já viu que ficamos ainda mais felizes com músicas dançantes? Um ritmo simples e consistente baseado em dois ou quatro tempos no compasso aumenta a “dançabilidade” da música. Por outro lado, uma estrutura binária – verso-refrão-verso-refrão – estabelece familiaridade para que a música se torne rapidamente “cantável”.

Por isso, as pessoas geralmente preferem músicas familiares ou fáceis de memorizar. Sendo assim, as músicas mais agradáveis são aquelas que atingem um equilíbrio satisfatório entre previsibilidade e surpresa, proporcionando uma experiência suficientemente familiar para ser prazerosa sem, no entanto, ser muito simplista.

LEIA TAMBÉM: 7 sons que os gatos gostam de ouvir – Veja quais são eles!

Como criar um ambiente sonoro ideal

Já que existem músicas felizes que nos fazem sentir melhor, a gente pode criar um ambiente sonoro ideal. Mas, como fazer isso?

Graças a dispositivos portáteis e plataformas de streaming, agora é possível que a gente faça uma seleção extensa de estilos musicais (as playlists). Isso leva à criação de ambientes sonoros, mesmo quando você está no transporte público ou em um dia estressante no trabalho. Basta colocar um fone de ouvido e viajar de onde estiver através dos seus fones de ouvido.

Gostou deste conteúdo? Não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.