Beterraba trata anemia? 5 mitos sobre nutrição em que você sempre acreditou!

Muitos desses mitos sobre a alimentação até possuem um fundo de verdade, mas certamente há exagero na propagação da informação.

Engana-se quem acredita que as fake news são um fenômeno recente. Na verdade, sempre existiram notícias falsas circulando por aí, sobretudo na cultura popular. Prova disso é que existe uma série de mitos sobre alimentação que são tão populares que até já se tornaram quase inquestionáveis. Nessa matéria, você irá conferir alguns exemplos de mitos famosos.

5 mitos muito famosos sobre a alimentação

Existe muita desinformação na área da alimentação. Então, infelizmente os mitos se propagam com muita facilidade. Na maioria dos casos, trata-se de um exagero dos fatos ou até mesmo de uma interpretação errada de algumas informações. Por isso, confira a seguir alguns exemplos de mitos sobre a alimentação em que a maioria das pessoas acredita.

Alimentos sem glúten são mais saudáveis

Ao contrário do que muita gente pensa, nem todo mundo deve restringir o consumo de glúten. Essa restrição deve ser única para as pessoas que possuem sensibilidade ou intolerância ao nutriente. Na verdade, comer apenas comidas sem glúten pode gerar problemas de saúde.

Cortar os carboidratos faz bem à saúde

É um erro pensar que o carboidrato em si faz mal à saúde, quando, na verdade, restringir o total consumo de carboidratos também pode ser prejudicial. Ao invés disso, busque pensar numa dieta que não siga a lógica restritiva.

LEIA MAIS: 6 bebidas populares que podem fazer mal à saúde – e você deveria evitar!

Beterraba é excelente para anemia

Trata-se de um dos principais mitos sobre alimentação, no qual consideramos as beterrabas como uma das mais poderosas fontes de ferro. Porém, em comparação a outros alimentos, como carne vermelha e feijão, a beterraba quase não tem ferro.

Frutose traz prejuízos à saúde

Normalmente, associamos o consumo de maior quantidade de frutas a um grande perigo na alimentação: a frutose. Trata-se do açúcar natural das frutas. Embora esse componente possa de fato gerar prejuízos à saúde, especialmente para quem tem diabetes, ele é muito necessário. Prova disso é que o consumo diário e equilibrado da frutose ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Suco detox é o melhor para desintoxicar

Os sucos detox conseguem reunir uma série de componentes e nutrientes importantes para a nossa saúde, entretanto, não é o melhor para desintoxicar. A verdade é que o próprio corpo já faz o processo de eliminação das toxinas e o consumo de água será melhor que o do suco detox.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.