Faz mal à saúde! 5 itens que você NÃO pode desinfetar na sua casa
Descubra quais objetos podem ser prejudicados pela desinfecção excessiva
Você tem desinfetado todos os itens da sua casa desde o início da pandemia? Pode parecer surpreendente, mas há itens que não devem ser desinfetados e que podem ser danificados se forem limpos de forma inadequada.
Conheça alguns objetos para deixar de lado na próxima sessão de limpeza e preservar sua integridade e durabilidade. Pronto para se surpreender?
5 itens que você não deve desinfetar em casa
Óculos
O álcool presente em produtos de limpeza pode danificar os óculos, então a melhor maneira de limpá-los é apenas com água e sabão. Lave suas mãos antes de manuseá-los e use um pano de microfibra para secá-los.
Assim, para limpá-los corretamente, utilize sempre uma solução de limpeza especialmente formulada para óculos ou misture uma pequena quantidade de detergente suave com água morna.
Eletrônicos
Notebooks, celulares e outros eletrônicos devem ser limpos com cuidado. Evite o uso de produtos de limpeza à base de álcool ou outros agentes abrasivos, pois pode danificar a superfície do dispositivo. Neste caso, use um pano macio e úmido com uma solução especialmente formulada para eletrônicos.
Superfícies ao ar livre
Superfícies ao ar livre, como móveis de jardim e pisos de madeira, não precisam ser desinfetadas com frequência. A verdade é que a desinfecção excessiva pode danificar o material e reduzir sua vida útil. Assim, limpe-as regularmente com água e sabão suave para remover sujeira e detritos.
LEIA MAIS: Três objetos cotidianos que são foco de bactérias e sujeira – Você sabia?
Joias
A desinfecção não é recomendada para todos os tipos de joias, pois alguns materiais como pérolas e opalas podem ser danificados, causando fissuras. Já joias com acabamento de ouro ou prata podem descolorir ou manchar. Portanto, para limpá-las, utilize apenas uma escova de dentes macia e sabão neutro.
Brinquedos infantis
Embora a higienização de brinquedos infantis seja importante, a desinfecção pode danificar os acabamentos e apresentar riscos à saúde das crianças, que colocam os objetos na boca, aumentando o risco de ingestão de produtos químicos.
Há várias alternativas mais seguras para limpar brinquedos, incluindo o uso de água e sabão neutro, vinagre branco e água sanitária diluída em água. Esses métodos são eficazes para remover sujeira e germes sem apresentar riscos à saúde dos pequenos ou aos materiais dos brinquedos.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.