Açúcar em excesso pode provocar esta condição que você ainda não sabia

O estudo inglês mostra que o consumo excessivo de açúcar está ligado a doenças crônicas graves.

O açúcar é uma substância presente em diversos tipos de alimentos. Portanto, está bastante presente em nossa vida. No entanto, o seu consumo excessivo pode trazer prejuízos para a nossa saúde. Por exemplo, obesidade, diabetes, desenvolvimento de câncer e até depressão. Veja o que mostram os resultados dessa pesquisa:

Morte precoce está ligada ao consumo excessivo de açúcar, segundo estudo

Um estudo publicado na revista “The British Medical Journal” fez uma revisão de diversas pesquisas que avaliaram os riscos do consumo exagerado de açúcar. Foram analisados os resultados de mais de 8 mil estudos e os principais desfechos negativos relacionados ao consumo de açúcar foram elencados. Destacaram-se maiores rriscos de desenvolver diabetes, obesidade, hipertensão, quadros de depressão e até mesmo redução da expectativa de vida.

O maior problema está no açúcar industrializado

Que muitos alimentos já possuem açúcar em sua composição nós sabemos. Porém, os autores alertam que o risco maior está no açúcar adicionado em alimentos industrializados. Esse tipo de açúcar, presente na forma de xaropes ou adoçantes, é considerado o pior segundo os pesquisadores. Isso porque normalmente essa adição ocorre em excesso nos alimentos.

LEIA MAIS: 5 alimentos que você deve cortar da sua dieta para prevenir o câncer

O artigo sugere reduzir o consumo de bebidas e produtos adoçados

Além do açúcar em si, é importante reduzir o consumo de alimentos artificialmente adoçados. Por exemplo, refrigerantes, doces industriais e biscoitos. Conforme a pesquisa, grande parte da população de estudo consumia uma quantidade diária de açúcar acima da necessária, o que resultava em um peso corporal médio maior.

Consequência fisiológica da ingestão exacerbada de açúcar

A principal relação entre a ingestão e o desenvolvimento de doenças está no aumento de peso, que tem, por sua vez, outras consequências negativas no corpo. O desenvolvimento de obesidade pode gerar problemas cardiovasculares, aumentando risco de hipertensão, além de aumentar o risco de neoplasias. O açúcar livre, aquele que não é digerido, provoca processos inflamatórios no organismo, que induzem quadros depressivos.

Por fim, gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.