7 sinais de que você está pensando demais na vida (e como parar)

Se apegar ao passado e remoer decisões são sinais claros que está pensando demais na vida, mas precisa parar

Você leva a sério o crescimento como pessoa e o avanço na vida, certo? E, sem dúvidas, pensa de verdade em todas as decisões que toma. Isso é totalmente normal. O problema, no entanto, é quando esse tipo de pensamento é excessivo. Em outras palavras, quando há claros sinais de que você está pensando demais na vida.

A princípio, quando você, por exemplo, se apega ao passado e, ao mesmo tempo, tem extrema ansiedade sobre o futuro, estas sensações deixam de ser úteis. Pelo contrário, apenas atrasam e, sobretudo, impedem que você chegue onde deseja.

Felizmente, há, pelo menos, 7 sinais que indicam que você está pensando demais na vida. Ao identificá-los, você pode parar e, assim, alcançar a paz mental que tanto precisa.

7 sinais de que você está pensando demais na vida – e como parar

Você pensa demais no passado

Antes de tudo, o maior sinal de que você está pensando demais na vida é o apego ao passado. Pense: você pode mudar o que já aconteceu? Não, né? Então, para que ficar remoendo?

Embora o passado seja uma grande parte de nossa identidade, pense nele como um formador da experiência, bem como de valores e opiniões. Ou seja, é útil para entender algo que aconteceu ou tirar como uma lição a ser aprendida.

No entanto, não dá para levar isso ao extremo. Do contrário, você não consegue mais viver plenamente porque sua mente não está totalmente presente.

LEIA MAIS: 4 hábitos essenciais para manter sua casa sempre organizada(Abre numa nova aba do navegador)

Você fica pensando demais sobre suas próprias decisões.

Um dos principais problemas de quem pensa demais na vida é ficar remoendo as próprias decisões. Ou seja, refletir sobre as escolhas que tomou, mesmo que isso já não ajude mais ou nem possa ser mudado. Pare de gastar tanta energia e aceite os riscos inerentes ao processo.

Em vez disso, primeiro reúna todas as informações antes de tomar alguma decisão para, lá na frente, não ter mais dúvidas. E, se de toda forma achar que errou, aí sim, analise rapidamente a situação, avalie o que não deu certo e, assim, conclua o que não pode ser repetido no futuro.

Remoer os erros do passado

Sabe aqueles memes em que alguém está deitado na cama e diz “é hora de dormir” e, em seguida, o cérebro diz “ou podemos repetir todos os erros que você já cometeu!”? Daí, a pessoa fica acordada na cama por 3 horas?

Por mais engraçados que sejam, a realidade não é nada feliz. Em primeiro lugar, errar é humano, mas pode nos assombrar como fantasma. Principalmente se o erro estiver ligado à culpa, vergonha, raiva ou dor não resolvida.

São, sem dúvidas, emoções muito difíceis de abandonar, o que também mantém as memórias no topo da mente. E como parar com mais este sinal de que está pensando demais na vida? A princípio, fazer as pazes com o seu passado.

Lembre-se, não são seus erros que o definem – mas sim o que você escolhe fazer a respeito deles.

Reviver conversas difíceis é um dos sinais de que você está pensando demais

Outro tópico favorito do cérebro de quem pensa demais, sem dúvidas, são as conversas que não foram tão boas. Naquele momento, a pessoa congela no momento ou diz algo estúpido, mas horas depois, vem a resposta perfeita.

Em seguida, passa os próximos 30 minutos criando um roteiro mental detalhado de como toda a conversa deveria ter ocorrido. O problema é que isso pode durar uma eternidade e incluir milhares de variações possíveis.

Em suma, não há fim para esse tipo de pensamento excessivo e o único benefício é, talvez, se preparar para futuras situações desconfortáveis ​​semelhantes. Contudo, o melhor é fazer uma análise rápida, ou seja, não se prender tanto a isso. Se preciso, peça ajuda a uma pessoa especialista.

Você se fixa em coisas que não pode controlar

As mudanças positivas são sempre bem-vindas, mas a gente precisa aceitar que certas coisas fogem ao nosso controle. Por exemplo, as emoções e decisões de outras pessoas. Por isso, fixar-se em coisas assim não leva a lugar nenhum, exceto à ansiedade.

Embora, às vezes, seja possível influenciar outras pessoas, principalmente as mais próximas, primeiro é preciso que elas estejam abertas a isso. Sobretudo por, na maioria das vezes, simplesmente ter um ponto de vista diferente.

Da mesma forma, é preciso aceitar outras coisas que nos fogem ao controle, como clima e demais fatores externos. Assim, você se livra de mais um sinal de que está pensando demais na vida.

LEIA TAMBÉM: Aprenda a se conhecer melhor: 4 passos para ser mais honesto consigo mesmo!

Você sempre imagina os piores cenários

Responda rápido: você é o tipo de pessoa que vê o copo meio cheio ou meio vazio? A princípio, quem pensa demais, normalmente, é do tipo que sempre enxerga o copo metade vazio. Em outras palavras, imaginam o pior cenário possível para alguma coisa, sob a justificativa de serem realistas. O que não é uma verdade absoluta.

Embora seja bom ter os pés no chão, isso não significa enlouquecer ao se fixar em possibilidades ou deixar que a ansiedade bloqueie a experiência, principalmente se tudo correr bem.

Você demora muito para agir

Por fim, você está pensando demais na vida se levar anos para finalmente tomar uma decisão ou agir. Quando você pensa demais nas decisões, a decisão é tomada por você. Portanto, é especialmente importante estar ciente desse tipo de pensamento excessivo, pois pode atrasá-lo seriamente na conquista de seus objetivos.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.