7 itens que provavelmente já venceram e você não viu

Alguns alimentos, quando armazenados por muito tempo, começam a estragar mesmo na validade. Veja quais são eles.

Todos os alimentos possuem uma data de validade, no entanto, aquela data não corresponde à durabilidade exata do alimento, e sim uma média segura do tempo em que você pode o consumir sem apresentar nenhum risco para a sua saúde.

Porém, a data também considera outros fatores, como o armazenamento, por exemplo. Se você armazenar o alimento de uma forma diferente da descrita na embalagem, o alimento pode durar menos que o tempo descrito.

Por isso é importante estar atento ao aspecto do alimento antes de consumi-lo, ainda mais se você já o deixou por bastante tempo guardado dentro do armário. Então mesmo que esteja na validade, estes alimentos que trouxemos aqui podem ficar ruins quando armazenados de forma errada, então confira!

7 itens que provavelmente já venceram e você não viu

Fermento em pó

Um fermento em pó estragado não é capaz de te fazer mal, mas o seu bolo provavelmente vai sair bem abatumado. Isso acontece porque ele vai perdendo o poder de fermentação com o tempo, então, para não se decepcionar, sempre teste antes caso ele esteja guardado por muito tempo.

Basta misturar o fermento em pó com água quente e observar se ele cria uma espuma ou borbulha. Se isso acontecer, ele está bom o suficiente para fazer seu bolo crescer.

Nozes e sementes

Se você deixa suas nozes ou sementes por muito tempo guardadas, elas podem ficar rançosas e você não vai querer comê-las. Você consegue observar uma aparência mais oleosa nelas, bem como um cheiro parecido ao de grama ou de tinta.

Você consegue manter a qualidade das nozes e sementes por mais tempo se colocá-las na geladeira, dentro de sacos transparentes. Dessa forma você consegue comê-las por até um ano.

LEIA MAIS: 5 truques para organizar a sua casa sem gastar 1 centavo!

Cerveja

Se você comprou um estoque grande de cerveja, mas não consegue refrigerar todas: cuidado, elas podem estragar mais rápido. Quando armazenadas em temperatura ambiente, após quatro meses você consegue notar diferença no sabor, que só irá piorar com o passar do tempo.

O ideal é manter a cerveja armazenada em temperatura fria, pois assim ela consegue manter a qualidade por mais tempo.

Azeite

Sabemos que o azeite dura por muito tempo, porém, quando aberto, ele pode sofrer influência do ambiente. Ele não gosta de ambientes quentes e com muita luz, e isso pode fazer com que fique ruim em um período de seis meses.

Chá e café solúvel

Os saquinhos de chá duram cerca de um ano abertos, devido aos óleos presentes neles. Com o passar do tempo, ele vai envelhecendo e o chá começa a ficar com um sabor estranho. O mesmo acontece com o café solúvel, que começa a ter um gosto ruim após dois meses de aberto.

LEIA MAIS: Este é o segredo da vovó para cozinhar o melhor feijão da sua vida

Quinoa

Quando armazenada em um local úmido e quente, seus óleos podem ser afetados, a deixando com um aspecto rançoso. Isso faz com que ela possa mofar em pouco tempo, além de ficar oleosa e com um gosto bem desagradável.

Temperos

Alguns temperos perdem o sabor após um tempo, por isso não é bom comprar quantidades muito grandes. Temperos como noz-moscada, açafrão e páprica começam a perder a eficácia após dois ou três anos. Se armazenados em meio à umidade, eles podem mofar.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.