Você está se sacrificando demais para os outros? Veja 3 sinais de que sim!
Às vezes nos sacrificamos demais dentro de um relacionamento, e isso pode levar a um desgaste emocional. Veja sinais que alertam a isso.
Até poucas décadas atrás, as mulheres eram ensinadas a serem sombras dos homens, como se fossem um trampolim para impulsionar a vida deles, e somente assim teriam a chance de possuir uma vida próspera.
Esses pensamentos patriarcais foram se perdendo com o tempo. No entanto, ainda há muito deles emprenhado nas mentes femininas, muitas vezes disfarçados de outras ambições ou romantizados, levando a crer que são desejos naturais das mulheres.
Acontece que esse tipo de pensamento muitas vezes confunde as mulheres, que precisam se doar demais para manter uma vida singular de sucesso, mas com o objetivo de buscar aprovação masculina.
Não basta enfrentar o preconceito existente contra as mulheres e a disparidade de gênero que elas enfrentam. Algumas ainda precisam lidar com o próprio preconceito e o estigma imposto a elas, tentando se adaptar a uma realidade que não existe mais, ou pelo menos não deveria existir.
LEIA MAIS: 6 coisas que casais felizes fazem todo dia e você também deveria fazer
Por isso, hoje trouxemos uma lista de sinais que mostram que você pode estar se sacrificando demais para se encaixar em um padrão regido pelos outros e que provavelmente não lhe serve mais.
Portanto, se você está exausta de tentar se adequar a um mundo antiquado, veja se não está se dedicando demais a uma ou mais dessas situações.
Você sempre espera a permissão do seu companheiro para fazer algo
Dentro de um relacionamento, grandes decisões que podem afetar o relacionamento devem ser discutidas, e você pode pedir a opinião do seu companheiro se achar necessário, mesmo para outros tipos de decisões.
No entanto, uma opinião é diferente de precisar da permissão dele para algo. Por exemplo, coisas que afetam exclusivamente você, como cortar o cabelo, começar um novo curso, fazer uma viagem ou simplesmente tomar um sorvete sozinha na cidade.
Essas coisas dizem respeito apenas a você, ao seu corpo e à sua rotina. Precisar da permissão dele pode ser altamente prejudicial para sua saúde mental. A decisão é sua sobre o que fazer, e você pode pedir a opinião dele se estiver em dúvida ou comunicar suas escolhas para mantê-lo informado. No entanto, depender de sua aprovação pode causar muita frustração.
Você sempre coloca seu relacionamento à frente de sua carreira
É muito difícil para algumas mulheres conciliar a rotina da casa com o trabalho, especialmente quando têm filhos. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, as obrigações domésticas recaem inteiramente sobre elas, mas não vamos entrar nesse mérito agora.
O problema está em você abandonar seu trabalho ou dar menos atenção a ele quando entra em um relacionamento, para suprir a carência do seu companheiro. Por exemplo, atrasar-se para o trabalho para deixar o café dele pronto quando ele acordar.
Ou até mesmo abandonar temporariamente seu trabalho para fazer uma viagem com ele, o que pode prejudicar sua reputação profissional, ou pedir redução de horário para passar mais tempo com ele.
Se você gosta do seu trabalho e busca crescimento profissional, não deixe de lado sua carreira para agradar seu companheiro. Afinal, você certamente precisará dela no futuro se tudo isso der errado.
LEIA TAMBÉM: 5 atitudes de pessoas que manipulam o parceiro em um relacionamento
Você é a única que abre mão de algo dentro do relacionamento
Para um relacionamento dar certo, muitas vezes precisamos abrir mão de certas coisas e encontrar um meio-termo que funcione para o casal. No entanto, se apenas você abrir mão dos seus desejos e ideais, algo está errado.
Ter que ceder constantemente pode levar a um grande desgaste emocional e fazer com que você perca sua personalidade, tornando-se cada vez mais infeliz. Portanto, tenha cuidado ao abrir mão das coisas que você gosta por outra pessoa.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.