6 maneiras de você parar se explicar para todo mundo!

Se você tem a necessidade de se explicar por tudo e isso tem te deixado com sensação de ansiedade, veja alguns passos de como parar.

Algumas pessoas possuem uma necessidade muito grande de se explicar, até mesmo em situações em que esse tipo de comportamento seria completamente dispensável. Essa postura pode ser prejudicial para o bem-estar mental, pois é uma sobrecarga muito grande pensar que deve algo ao outro, mesmo não sendo o caso.

Isso pode estar relacionado à insegurança, com o medo de receber julgamentos, com a necessidade de validação, falta de conforto ou até mesmo a falta de autoconfiança.

Se você é uma pessoa que tem essa necessidade de se explicar a todo momento e quer se livrar desse peso, primeiro é importante descobrir o motivo pelo qual você age assim. Para te ajudar com isso, trouxemos algumas formas de parar de se explicar sem necessidade.

Tenha confiança em suas escolhas

Quando você precisa escolher entre uma coisa e outra, você consequentemente terá que abrir mão de algo. E quando isso acontece, você precisa estar certa de sua escolha. Veja bem, nem sempre essa escolha será a melhor, no entanto você precisa escolher e arcar com as consequências dela.

Ficar inseguro com isso só vai aumentar a sensação ruim de estar perdendo algo, e isso pode te fazer sentir a necessidade de ficar se explicando por isso. Confie no seu julgamento e no seu instinto, e abrace sua decisão sem olhar para trás.

LEIA MAIS: 5 sinais de alerta de que uma pessoa NÃO é confiável

Entenda que não é possível agradar a todos

É impossível que todo mundo entenda suas escolhas, até porque cada um tem suas crenças, vivências e personalidade. Sendo assim, cada um reagiria diferente frente a uma decisão como a sua. Então como você poderia agradar todas elas?

Quando você tenta agradar a todos, acaba desagradando a si, perdendo oportunidades e tornando-se uma pessoa ansiosa com o peso da aprovação. Por isso faça suas escolhas levando em conta as suas crenças e vivências, e quem não entender, que lide com isso.

Respeite a opinião das pessoas

Muitas pessoas possuem uma opinião diferente da sua, e você não precisa convencê-las de que a sua é a certa. Também não precisa ceder e se obrigar a aceitar a opinião do outro como verdade.

Aceite que cada um tem uma opinião, e se a pessoa vier dar a dela a você, escute com atenção, e se de nada te servir, apenas siga em frente com sua vida. Você verá que irá poupar muito mais tempo de vida.

Entenda que você não deve explicações a ninguém

Você é responsável pelo que você faz e pelas consequências do que você faz, portanto, nenhuma outra pessoa tem o direito de se meter nas suas escolhas. Qualquer reação ou interpretação que alguém faça sobre você, diz respeito a ela e a realidade dela.

Até porque, muitas vezes você vai se explicar e mesmo assim a pessoa não vai entender, porque ela não está na sua pele e não passou pelo que você passou. Então não se sinta em dívida com outras pessoas, e não cobre delas que se expliquem também.

LEIA TAMBÉM: 4 sinais de que você precisa melhorar suas atitudes

Não pense demais

Pode ser comum para você se pegar pensando no que as pessoas pensam de você ou o que acham de tal atitude que você teve. Porém, tenha em mente que você não é tão importante assim, e que as pessoas estão seguindo com suas vidas e pensando em seus próprios problemas.

De qualquer forma, cada pessoa terá o pensamento que quiser de você, por mais que você se justifique, então respire fundo e sempre que estiver preocupado com isso, se policie e distraia sua mente com outra coisa.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.