Quanto a Inteligência Artificial aumenta a produtividade? Estudo responde!

Será que uma IA é capaz de aumentar a produtividade?

Um estudo da Universidade de Stanford e MIT, divulgado pela Bloomberg, revelou que ferramentas de inteligência artificial como chatbots ajudaram a aumentar a produtividade dos trabalhadores em uma empresa de tecnologia em 14%.

Os pesquisadores mediram a produtividade de mais de 5.000 agentes de suporte ao cliente, principalmente nas Filipinas, em uma empresa de software Fortune 500 ao longo de um ano.

Agentes de suporte técnico que usaram ferramentas de IA que criaram scripts de conversação aumentaram sua produtividade, medida com problemas resolvidos por hora, em 14% em média.

LEIA MAIS: 4 atitudes que te deixam bem menos inteligente – você tem alguma delas?

Mas a melhoria foi ainda mais efetiva para “trabalhadores novatos e com habilidades baixas”, que conseguiram realizar seu trabalho 35% mais rápido.

Benefícios para trabalhadores novatos e clientes satisfeitos

A assistência de IA pode ser especialmente útil para trabalhadores em início de carreira, diz Lindsey Raymond, candidata a Ph.D. no MIT e coautora do artigo.

Os trabalhadores menos experientes se beneficiam da IA ao seguir suas recomendações para se atualizarem e aprenderem habilidades que geralmente ganham com experiência.

Não é para substituir trabalhadores

O objetivo da pesquisa não é especular se a IA substituirá trabalhadores, mas sim concluir que a tecnologia os ajudará a realizarem multitarefas de maneira mais eficaz e a lidarem com perguntas mais complicadas com mais rapidez.

Erik Brynjolfsson, diretor do Laboratório de Economia Digital no Instituto de IA Centrada no Ser Humano da Universidade de Stanford e coautor do relatório, afirma que as ferramentas de IA gerativa podem afetar a maneira como dois terços dos empregos atuais são realizados e, eventualmente, elevar o PIB global em até 7%, de acordo com um relatório econômico da Goldman Sachs.

LEIA TAMBÉM: 6 profissões ideais para quem ama trabalhar de casa

Por fim, os especialistas afirmam que os trabalhadores, especialmente os jovens, podem se beneficiar ao abraçar a realidade da tecnologia. Brynjolfsson afirma:

É importante que os trabalhadores tenham habilidades que sejam complementares às ferramentas de IA, como criatividade, empatia e pensamento crítico.

Em vez de substituir os trabalhadores, a IA pode ajudá-los a se tornarem mais eficientes e aprimorar suas habilidades, permitindo que as empresas alcancem seus objetivos de forma mais rápida e eficaz.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.