Afinal, qual é o adoçante mais saudável? Veja a diferença entre eles
O adoçante possui vários tipos diferentes, e na hora de consumir, é importante fazer a escolha certa
O consumo de adoçantes em substituição ao açúcar convencional faz-se presente na rotina de pessoas diabéticas – a fim de não precisarem evitar o consumo de alimentos doces. No entanto, as diversas variações dos edulcorantes podem acabar gerando dúvidas na hora da escolha, em especial para os que procuram o adoçante mais saudável.
Assim, nesta matéria explicaremos quais as diferenças e qual o melhor tipo, confira:
LEIA MAIS: 4 coisas que acontecem quando você para de comer açúcar – não vai acreditar
Quais as diferenças entre os tipos de adoçante?
É comum que os adoçantes sejam categorizados em “adoçantes naturais” e “adoçantes industrializados”. Para entendermos melhor essa distinção, é necessário compreender o conceito de “alimento natural”, isto é, aquele que não passou por processo industrial.
Nesse sentido, apenas o mel enquadra-se como natural, porém não sendo um adoçante, mas sim um tipo de açúcar.
Portanto, os edulcorantes são idealmente classificados conforme a sua origem, a qual pode ser natural ou sintética. Por exemplo, a sucralose é um adoçante sintético, pois foi criada em laboratório através da modificação de uma molécula do açúcar comum.
Já a stevia, obtida através da planta Stevia rebaudiana, tem sua origem natural. De qualquer modo, todos os adoçantes são processados em laboratório, mas apenas alguns possuem sua matéria-prima de origem natural.
LEIA TAMBÉM: 5 doces deliciosos que não levam açúcar para comer sem culpa
Afinal, qual o tipo de adoçante mais saudável?
Ao fazer a escolha de qual adoçante incluir em sua dieta, tenha em mente que é importante optar por aquele que você se sinta confortável em ingerir diariamente, ou seja, que o gosto te agrade.
Isso, pois, a Organização Mundial da Saúde regulamenta os parâmetros de segurança em edulcorantes. Sendo assim, qualquer um aprovado pela OMS é, também, seguro para consumo.
Alguns destes são:
- Xilitol;
- Sucralose;
- Estévia;
- Sacarina;
- Aspartame;
- Sorbitol;
- Eritritol;
- Acessulfame de potássio.
Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal diretamente no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.