Erros que os homens cometem com sua saúde – e que custam caro!
A expectativa de vida dos homens é menor que a das mulheres, e isso tem uma explicação. Veja o que tem de errado nos cuidados dos homens.
Estudos revelam que a expectativa de vida dos homens é significativamente menor do que a das mulheres, e há várias explicações para isso. A maioria dessas explicações está relacionada a questões sociais, que são transmitidas de geração em geração e ainda causam um grande número de mortes.
Estamos falando de uma divisão sexista que foi estabelecida há séculos e ainda está enraizada na mentalidade da sociedade, especialmente nos homens, que ditam o que é permitido ou não para um homem. Tudo isso se baseia em uma ideia preconceituosa, levando os homens a adotarem comportamentos para se mostrarem mais “masculinos”.
O mesmo ocorre no sentido oposto, em eles evitam certos cuidados para não serem rotulados como “afeminados”, o que é um grande problema para muitos. Não vamos entrar na complexidade dos problemas que essas crenças podem causar aos homens, mas a maioria das coisas que encurtam sua expectativa de vida está relacionada a elas.
Hoje trazemos alguns exemplos de erros que muitos homens cometem e que podem estar diminuindo sua expectativa de vida.
Não usam filtro solar
O câncer de pele é mais comum em homens, e sua taxa de mortalidade chega a ser o dobro em comparação com as mulheres. Isso ocorre porque os homens geralmente não têm o hábito de usar protetor solar, algo que poderia prevenir o aparecimento do câncer ou reduzir sua gravidade.
Alguns médicos associam isso ao machismo, já que muitos homens consideram o uso regular de protetor solar como algo feminino. Embora isso esteja mudando nos dias de hoje, com mais homens, incluindo atletas e trabalhadores, adotando o uso do protetor solar, ainda há muito a ser feito para torná-lo um hábito ideal.
Evitam consultar um médico
De acordo com o Statistics Canada e a Pesquisa de Saúde da Comunidade Canadense, as mulheres tendem a realizar consultas médicas regularmente, ao contrário dos homens, que costumam abandonar os tratamentos.
Além disso, os homens geralmente evitam exames de saúde anuais e relutam em procurar ajuda quando percebem algum sintoma. Quando finalmente procuram um médico, geralmente é mais tarde do que para as mulheres.
Especialistas atribuem isso à crença de que os homens devem ser fortes e evitar demonstrar vulnerabilidade ao buscar assistência médica, algo que alguns homens não estão dispostos a admitir.
Comportamentos de alto risco
Para demonstrarem coragem, força ou masculinidade, os homens costumam adotar comportamentos que colocam sua segurança em risco. Você provavelmente já viu homens acelerando carros para impressionar mulheres, levantando pesos excessivos ou se envolvendo em brigas para evitar serem considerados covardes.
Esse tipo de comportamento coloca em risco a segurança física dos homens, resultando em lesões graves quando ocorrem acidentes. Muitos desses comportamentos estão relacionados à criação, onde os meninos são incentivados a participar de brincadeiras mais violentas, como lutas e competições perigosas.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.