5 dicas para ser um bom ouvinte e se diferenciar da maioria
Descubra como melhorar seus relacionamentos pessoais apenas por ouvir o outro.
Talvez uma situação parecida já tenha acontecido: você tenta ser você mesmo, cria coragem e confiança no outro, demonstra vulnerabilidade e passa a se abrir… Apenas para descobrir que a outra pessoa não sabe como ser um bom ouvinte.
Certamente, não há nada mais frustrante do que isso, o outro demonstra claramente que não está ouvindo o que está sendo dito.
Para ser um bom ouvinte, siga estas 5 dicas
Dê total atenção ao outro
Enquanto a outra pessoa estiver falando, evite distrações e redirecione sua atenção total a ela. Certifique-se de ativar o modo silencioso do seu celular e de bloquear a tela, para que você não o use durante a conversa.
Assim, você minimizará distrações e manterá contato visual, o que é muito importante nessas horas.
LEIA MAIS: 3 hábitos que sabotam os seus relacionamentos e a sua felicidade
Foque no agora
É muito fácil distrair-se ao ouvirmos outra pessoa falando, nossa mente começa a pensar em outros assuntos e chegamos até a perder o foco por completo.
No entanto, tente o seu melhor para evitar que isso aconteça. Preste bastante atenção, para que, se isso ocorra, você consiga perceber e retomar a atenção para o presente momento.
Para evitar isso, ouça atentamente as palavras que o outro está dizendo.
Evite interrupções
Ao ouvir, tenha paciência ao esperar pelo momento certo para falar. Ninguém gosta de ser interrompido.
Por isso, permita que o outro fale livremente, sem interrompê-lo ou julgá-lo antes de ouvir tudo o que ele tem para te dizer.
Faça perguntas
Não entendeu algo? Pergunte. Com certeza o outro irá apreciar a dúvida e tentará explicar de uma melhor maneira, a fim de que você o compreenda melhor.
Essa atitude demonstra que você está realmente prestando atenção na fala dele, indo além da mera troca de palavras: ambos envolvendo-se ativamente em uma conversa profunda.
LEIA MAIS: 4 hábitos matinais inegociáveis para pessoas de sucesso
Demonstre empatia
Tenha consideração pelos sentimentos e pensamentos alheios: ao ouvir, coloque-se no lugar do outro. Essa dica é fundamental e é a base para tornar-se um bom ouvinte.
Ao colocar-se no lugar do outro, tente entender as emoções e a perspectiva da outra pessoa.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.