4 sinais de que você é muito exigente consigo mesmo – e isso te faz mal!

Dar o melhor de si no trabalho é importante, mas exageros de cobrança pode fazer muito mal. Veja se você está nesse caminho.

Parece que nos dias de hoje a cobrança por ser produtivo e estar sempre trabalhando é bastante alta, e isso tem levado muitas pessoas a passarem por problemas no setor profissional.

O burnout, que é uma doença caracterizada por uma sobrecarga mental de trabalho, está cada vez mais comum, e isso é preocupante. Essa preocupação excessiva e a cobrança de estar sempre produzindo têm feito mal a uma geração, e você pode estar sendo afetado.

Veja se você está sendo muito duro consigo mesmo e se está se cobrando demais no seu âmbito profissional. Se responder “sim” para mais de uma dessas situações, cuidado, você pode acabar ficando sobrecarregado.

Você não consegue aceitar elogios

Se você obteve conquistas nos últimos tempos ou fez seu trabalho com excelência, aceitar um elogio não é ser vaidoso. Você precisa ter confiança em seu trabalho e em suas habilidades, a ponto de ficar feliz quando é reconhecido.

Quando você consegue admitir que tem sido bom no que faz e permite que as pessoas reconheçam isso e ainda te elogiem, você consegue melhorar sua produção de forma prazerosa. Agradeça com um “obrigado” e comemore o reconhecimento.

LEIA MAIS: 3 péssimos hábitos para a saúde que você pode estar tendo agora mesmo

Se sente inadequado na sociedade

A sociedade definiu alguns padrões de sucesso profissional, e muitas pessoas que não se encaixam neles se sentem frustradas com suas carreiras. Talvez você tenha aquele primo que estudou muito para passar em um concurso que nem queria, apenas porque o salário era bom, e hoje vive uma vida estável, mas infeliz.

Talvez você seja esse primo, ou esteja caminhando para se tornar ele. Entenda, esses padrões só valem a pena se você gostar e se identificar com eles. Você pode se sentir muito mais realizado empreendendo sozinho ou sendo funcionário de uma empresa. Trace suas próprias metas e não tente se encaixar nos planos dos outros.

Não tira tempo para descanso

Você não precisa produzir o tempo inteiro, trabalhar até a hora de dormir, nos finais de semana e feriados. O descanso é necessário para que você consiga ter saúde e disposição para trabalhar. Se você não respeitar isso, vai acabar tendo sua produtividade reduzida.

Além disso, você pode passar por problemas emocionais, já que seu cérebro precisa de momentos livres para funcionar bem. Organize seu tempo para fazer algum hobby, se exercitar e descansar. Caso contrário, em breve você terá que diminuir o ritmo porque não conseguirá mais trabalhar devido ao estresse.

LEIA MAIS: 5 sinais de que você está tomando o controle da sua vida

Quer que tudo esteja perfeito

Estabelecer padrões muito altos em tudo que faz pode ser extremamente desgastante. Você precisa dar o seu melhor, isso é verdade, mas querer que tudo seja perfeito atrapalha muito sua produção. E aposto que, quando você tem um bloqueio por esperar a perfeição, acaba se culpando por não ser produtivo o suficiente.

Entenda que nada será perfeito! Você precisa estabelecer metas reais e trabalhar com o que você consegue. Caso contrário, viverá se frustrando. Dê sempre o melhor de si e reconheça que falhas acontecem. É com elas que você consegue evoluir e progredir na sua profissão.

E aí, gostou? Para não perder nenhuma dica incrível como essa, acesse o site do Lê Mundo e fique por dentro de tudo.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.