Pesquisa aponta alimentos que matam 57 mil pessoas por ano no Brasil!

Saiba mais sobre o perigo dos alimentos processados na rotina alimentar.

Você já se perguntou sobre o impacto dos alimentos que consumimos em nossa saúde? Infelizmente, no Brasil, existe um número alarmante de mortes prematuras associadas ao consumo de alimentos ultraprocessados. Confira abaixo os alimentos que matam 57 mil pessoas por ano no Brasil.

De acordo com um estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens/USP), aproximadamente 57 mil vidas são perdidas anualmente em nosso país devido a essa alimentação inadequada.

Descobertas das pesquisas recentes

Os pesquisadores do Nupens/USP analisaram os dados demográficos e de mortalidade de 2019, juntamente com o consumo nacional de alimentos em 2017-2018. Os resultados revelaram que os alimentos ultraprocessados representavam de 13% a 21% da ingestão total de calorias diárias dos adultos brasileiros na faixa etária estudada.

LEIA MAIS: 7 alimentos que roubam a sua memória e você nem imaginava

Mas o que exatamente são esses alimentos ultraprocessados? Essa categoria engloba produtos que passaram por um extenso processo de industrialização, contendo uma lista de ingredientes grande, incluindo conservantes, edulcorantes ou intensificadores de cor.

Além disso, eles apresentam uma baixa densidade de vitaminas e fibras, sendo ricos em gorduras de má qualidade.

As consequências do consumo de alimentos processados

O consumo desses alimentos está associado a uma série de problemas de saúde, como obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, diferentes tipos de câncer, depressão e perda de capacidade cognitiva.

Em 2019, cerca de 541.160 pessoas com idades entre 30 e 69 anos perderam suas vidas no Brasil. Estima-se que aproximadamente 57 mil dessas mortes estejam diretamente relacionadas ao consumo de alimentos processados, representando cerca de 10,5% de todas as mortes prematuras nessa faixa etária.

Entre os alimentos processados, encontramos: carnes processadas, como salsichas e hambúrgueres; cereais matinais ou barras de cereais; sopas instantâneas; bebidas açucaradas; nuggets de frango; bolos; chocolates; sorvetes; pães produzidos em larga escala; shakes e refeições prontas, como tortas e pizzas.

LEIA MAIS: 3 alimentos que são bem mais saudáveis do que você pensa

Esses produtos costumam conter abundância de aditivos, conservantes e adoçantes artificiais, conferindo-lhes um sabor atraente, mas aumentando os riscos de obesidade e doenças crônicas.

É fundamental termos consciência dos efeitos negativos de uma alimentação baseada em alimentos processados. Buscar uma dieta equilibrada, rica em alimentos naturais, como frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, é essencial para a manutenção de uma boa saúde.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.