Bactérias em garrafas reutilizáveis superam as de um vaso sanitário – e muito!

Pesquisadores da Faculdade de Biomedicina da UniMetrocamp, em Campinas (SP), conduziram uma análise laboratorial em oito garrafas de água e copos, examinando tanto os bocais quanto a parte interna.

Novo estudo revela: garrafas reutilizadas não higienizadas podem abrigar mais bactérias do que um vaso sanitário.

Pesquisadores da Faculdade de Biomedicina da UniMetrocamp, em Campinas (SP), conduziram uma análise laboratorial em oito garrafas de água e copos, examinando tanto os bocais quanto a parte interna.

Os resultados são alarmantes: em uma das garrafas, foram encontradas 17,5 mil bactérias e 1.980 fungos na parte interna, enquanto o bocal apresentava 1.152.000 bactérias e 8.310 fungos.

Essa falta de higiene adequada nas garrafas de água pode resultar em mais de um milhão de bactérias e fungos contaminantes, causando desde intoxicação alimentar até infecções pulmonares, além de sintomas como diarreia, vômitos, náuseas e dor de garganta.

LEIA MAIS: 6 erros graves que você já cometeu na cozinha e acabam com a sua saúde

Em uma segunda fase do estudo, os pesquisadores compararam recipientes com objetos domésticos e descobriram o dobro de germes nas garrafas em comparação a um dos locais mais conhecidos por abrigar esses agentes: a lava-louças.

E o mais surpreendente ainda está por vir. Esses utensílios podem conter quatro vezes mais bactérias do que um mouse de computador, 14 vezes mais do que uma tigela de comida para animais de estimação e uma quantidade de bactérias 40 mil vezes maior do que uma tampa de vaso sanitário, explicam os especialistas envolvidos na pesquisa.

A importância da correta higienização das garrafas de plástico é fundamental para prevenir problemas de saúde decorrentes da contaminação bacteriana.

Como limpar a garrafa de água corretamente

Para a limpeza das garrafas de água, é recomendado o uso de detergente, esponja de lavar louça e uma escova de mamadeira para alcançar o fundo das garrafas.

LEIA TAMBÉM: ESTE é o jeito certo de higienizar seus potes e você provavelmente faz errado

Para a limpeza dos canudos, recomenda-se imergi-los em uma solução de água sanitária, na proporção de duas colheres para um litro de água. Essa limpeza deve ser realizada diariamente.

Além disso, é importante garantir que os copos e garrafas sejam armazenados sem resíduos ou restos de água e outras bebidas. No caso de garrafas com tampa, é necessário mantê-las limpas e bem fechadas.

Caso as garrafas não possuam tampa, é aconselhável armazená-las viradas para baixo, a fim de evitar o acesso de insetos aos objetos.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal diretamente no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.