5 alimentos para comer entre as refeições, de acordo com Harvard
5 alimentos recomendados por cientistas de Harvard para lanches saudáveis!
Quando bate aquela fome entre as refeições, é normal recorrer a lanches rápidos e pouco saudáveis. Cientistas da prestigiosa Harvard School of Public Health elaboraram uma seleção de alimentos recomendados para consumir como lanches entre as refeições.
O famoso “snacking”, ou ciência dos lanches, tem sido alvo de estudos para entender como podemos nos alimentar de forma benéfica fora das refeições principais. Em muitos países, é comum recorrer a opções cheias de gordura e açúcar nesses momentos.
Antes de cair na tentação de comer algo pouco saudável, é importante entender o motivo por trás desse desejo. Às vezes, a fome não é real, mas sim emocional, ligada à ansiedade ou ao tédio.
Se você estiver com um desejo específico por algo pouco saudável, os especialistas aconselham acalmá-lo com opções como nozes, iogurte ou sanduíches de pão integral ricos em proteínas.
Assim, se a fome não está relacionada a um desejo específico, os alimentos com alto teor de água e fibras, como frutas e folhas, são a melhor escolha.
LEIA MAIS: 5 motivos para usar babosa após os 50 – Veja os benefícios para a pele!
5 alimentos recomendados por especialistas
Então, para ajudar você a fazer lanches mais saudáveis, reunimos uma lista de 5 alimentos recomendados pelos cientistas de Harvard:
- Nozes: amêndoas, castanhas-do-Pará, macadâmias e nozes são ótimas opções. Ricas em proteínas e fibras, elas proporcionam saciedade mesmo em pequenas porções.
- Vegetais crus: cenoura, pepino e tomate-cereja são deliciosos acompanhados de molhos saudáveis como homus ou iogurte. Além de serem saborosos, esses alimentos são abundantes em nutrientes essenciais.
- Sementes: chia, linhaça e gergelim são ótimas opções para adicionar ao iogurte ou aos vegetais. Elas potencializam o valor nutritivo dos alimentos e são ricas em fibras e minerais.
- Chocolate amargo: sim, você pode incluir chocolate na sua lista de lanches saudáveis! O chocolate amargo, consumido com moderação, pode trazer benefícios para a saúde do coração e do humor.
- Frutas secas: práticas e concentradas em nutrientes, as frutas secas são uma excelente opção. Além de serem ricas em fibras, oferecem saciedade e são até três vezes mais nutritivas do que as frutas frescas.
Lembrando sempre do equilíbrio
Em suma, é importante ressaltar que qualquer alimento, mesmo os mais saudáveis, quando consumidos em excesso, pode trazer malefícios à saúde. Por isso, é fundamental buscar a orientação de um profissional para encontrar a quantidade ideal de cada alimento e garantir que você esteja cuidando da sua saúde.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.