7 maiores erros que todo mundo comete ao mandar um e-mail

Evitar alguns desses erros comuns podem te ajudar muito.

Se vocรช deseja se destacar na comunicaรงรฃo por e-mail no mundo da tecnologia, รฉ fundamental evitar alguns hรกbitos irritantes que podem afastar seus colegas e clientes. Confira abaixo sete erros comuns que vocรช deve evitar a todo custo para manter uma imagem profissional.

7 maiores erros ao mandar um e-mail

1. Anexar incorretamente

Enviar anexos pode ser uma maneira eficiente de compartilhar informaรงรตes, mas muitos cometem o erro de enviar muitos arquivos, tornando a correspondรชncia pesada e incรดmoda. Lembre-se de algumas regras simples ao enviar PDFs, planilhas ou imagens.

Verifique o tamanho do arquivo e, se for superior a 500 KB, comprima-o em um arquivo zip. Alรฉm disso, certifique-se de que o destinatรกrio possa abrir o tipo de arquivo antes de enviรก-lo. Evite sobrecarregar os destinatรกrios com muitos anexos em um รบnico e-mail.

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2. Nรฃo fazer a revisรฃo

Quem nunca passou pela situaรงรฃo de enviar um e-mail cuidadosamente redigido e perceber, tarde demais, um erro de digitaรงรฃo gritante? Para evitar essa gafe, revise sempre seus e-mails antes de enviรก-los.

3. Ser prolixo

Apesar de amarmos romances, longas histรณrias nรฃo funcionam bem em e-mails! Evite este hรกbito que pode irritar as pessoas e concentre-se em ser claro e conciso. Estudos mostram que o tamanho ideal de um e-mail fica entre 50 e 125 palavras, entรฃo vรก direto ao ponto e seja breve.

4. Impaciรชncia

ร‰ compreensรญvel que fiquemos frustrados quando alguรฉm nรฃo responde a um e-mail ou faz perguntas aparentemente bobas em resposta. No entanto, usar termos impacientes e passivo-agressivos, como “conforme meu รบltimo e-mail”, pode parecer negativo e pouco profissional. Em vez disso, seja direto em seu e-mail, faรงa perguntas, reafirme seus pedidos ou simplesmente pegue o telefone para esclarecer qualquer dรบvida.

5. Abusar do โ€˜Responder a todosโ€™

O recurso ‘Responder a todos’ รฉ รบtil para discussรตes em grupo, mas usรก-lo inadequadamente pode ser bastante irritante. Evite responder a todos quando estiver corrigindo alguรฉm ou discordando do conteรบdo. Alรฉm disso, se vocรช foi “cc” (copiado) em um e-mail, o remetente geralmente nรฃo espera que vocรช responda a todos. Esse recurso deve ser usado com cautela para evitar sobrecarregar os destinatรกrios com informaรงรตes desnecessรกrias.

6. Falta de saudaรงรฃo ou uso de uma genรฉrica

A saudaรงรฃo no inรญcio do e-mail define o tom da mensagem, e รฉ importante garantir que vocรช seja percebido como profissional. Evite enviar um e-mail sem saudaรงรฃo ou usando uma saudaรงรฃo genรฉrica.

7. Encaminhar sem contexto

Encaminhar um e-mail sem contexto adequado รฉ outro hรกbito irritante que muitas pessoas detestam. Mesmo que seja รณbvio que outra pessoa precisa ser incluรญda na conversa, encaminhar sem explicaรงรฃo coloca a responsabilidade de reunir informaรงรตes sobre o destinatรกrio.

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