6 fatos interessantes sobre o álcool que muita gente não sabe!
Veja aqui algumas curiosidades sobre o consumo de bebidas alcoólicas que talvez possam te surpreender.
O consumo de álcool tem sido uma prática comum ao longo do tempo, muitas vezes apreciado na forma de coquetéis, cervejas e vinhos. No entanto, o funcionamento exato dessa substância em nosso organismo nem sempre é compreendido por todos. Para surpreender você com algumas curiosidades sobre o álcool, listamos abaixo alguns fatos interessantes.
Curiosidades sobre o álcool
Embora muitas pessoas consumam bebidas alcoólicas há bastante tempo, nem todos têm um conhecimento completo sobre como elas afetam nosso corpo. Para esclarecer algumas dúvidas, reunimos algumas curiosidades respaldadas pela comunidade científica, mas que ainda são pouco conhecidas.
Efeito dura apenas uma hora
É amplamente conhecido que o consumo de bebidas alcoólicas pode resultar em embriaguez, mas uma curiosidade pouco divulgada é que a pessoa atinge seu estado de embriaguez máximo em cerca de uma hora. No entanto, se a ingestão de álcool continuar, o efeito embriagante pode se prolongar.
LEIA MAIS: Aumente sua disposição e imunidade com alimentos ricos em ferro. Confira!
Ativa a dopamina
É comum a associação da dopamina ao apelido de ‘hormônio da felicidade’, uma vez que está ligada à sensação de prazer que experimentamos. Curiosamente, o consumo de bebidas alcoólicas tem a capacidade de ativar a produção de dopamina em nosso organismo, gerando momentaneamente uma sensação de contentamento.
Prejudica o seu cérebro
Diversos estudos já comprovaram como o consumo de álcool prejudica a saúde da mente a longo prazo. Isso porque essa substância mata as células do nosso cérebro e pode causar perda de memória e depressão num futuro próximo.
Previne resfriados
Quer evitar ficar resfriado no fim de semana? Então uma boa alternativa é o consumo moderado de uma bebida alcoólica. Afinal, alguns estudos já comprovaram a relação que existe entre o vinho, tanto tinto quanto branco, na prevenção de resfriados.
LEIA MAIS: Sarcasmo à vista: conheça os 5 signos mais debochados do zodíaco
O seu corpo pode definir sua tolerância ao álcool
Um fato interessantíssimo é que os nossos músculos têm mais facilidade em absorver álcool que a gordura tem de absorver o álcool. Isso quer dizer que pessoas musculosas possuem menor tolerância à substância e geralmente ficam bêbados mais rápido.
Beber vinho tinto pode ser bom para o coração
Por fim, novos estudos mostram que existe uma relação entre beber moderadamente vinho tinto e a saúde do coração. Isso porque a substância ajuda a regular o colesterol ruim e, consequentemente, dar mais saúde ao coração.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.