Quanto tempo demora para emagrecer? Descubra o que influencia no processo!
Fatores diversos influenciam na perda de peso
Você faz dieta, exercícios físicos todos os dias e nada de perder peso! Seja pela saúde ou apenas para uma ocasião especial. Daí, vem a pergunta que não quer calar: quanto tempo demora para emagrecer?
O fato é que diversos fatores influenciam na perda de peso, bem como na velocidade com a qual você emagrece. A perda de peso ocorre quando você queima mais calorias do que consome por dia. Esta queima envolve fatores metabólicos, por exemplo.
Veja, a seguir, quanto tempo demora para emagrecer e quais fatores influenciam na sua perda de peso.
O que influencia no emagrecimento?
Para saber, exatamente, quanto tempo demora para emagrecer, é necessário entender os fatores relacionados ao emagrecimento. Entre eles, estão:
- gênero: mulheres têm maior proporção de gordura corporal e consequentemente queimam de 5% a 10% a menos de calorias.
- idade: o envelhecimento traz alterações na composição corporal, de forma que a massa muscular, ou massa magra, diminui, enquanto a gordura tende a aumentar. Também há a redução das necessidades calóricas dos principais órgãos do corpo.
- sono: o quanto você dorme à noite prejudica a perda de peso, uma vez que influencia na queima da gordura corporal.
- medicamentos: antidepressivos e antipsicóticos podem influenciar na perda de peso.
- genética
- efeito sanfona
Como se vê, são vários os fatores que influenciam na sua perda de peso e, consequentemente, na velocidade com a qual você emagrece.
Qual é a melhor dieta para emagrecer?
Basta dar um google com palavras chave do tipo dietas para emagrecer que os resultados mostram inúmeras opções. Algumas prometem resultados impressionantes e rápidos o que, na verdade, deve até levar à desconfiança. O fato é que não existe uma melhor dieta para perda de peso, mas sim a dieta certa para você.
Mais ainda, o que mais importa é sua capacidade de manter um padrão alimentar saudável. A dica é seguir as orientações de um nutricionista, que vai passar a dieta mais adequada ao seu perfil. Também, a prática de atividades físicas frequentes.
Mesmo porque a perda de peso rápida não é, nem de longe, saudável, uma vez que aumenta o risco de desenvolver cálculos biliares, desidratação e desnutrição.
LEIA MAIS:
- Jejum intermitente: confira os 5 malefícios mais comuns para ficar atento!
- Tapioca para emagrecer? Confira 3 malefícios da tapioca para a sua saúde!
Quanto tempo demora para emagrecer?
Um fator que é preciso ter em mente é que a perda de peso não é um processo linear. Isso significa que, em algumas semanas, você pode perder mais, enquanto em outras perde menos ou nada.
De modo geral, a perda de peso ocorre quando você come menos calorias do que queima. Mas, como vimos acima, diferentes fatores afetam sua taxa de perda de peso, incluindo sexo, idade, sono e déficit calórico. Então, o ideal é respeitar a meta de perder de um a dois quilos por semana, de forma sustentável, para atingir os seus objetivos.
Ainda que pareça pouco, a taxa lenta e constante garante que o corpo realmente perca gordura e não massa magra ou água. Sendo assim, procure focar em uma perda considerando 10% do peso corporal inicialmente, respeitando a perda de até dois quilos semanais por seis meses, antes de pensar em perder mais peso.
Dicas para perder peso
Os caminhos para a perda de peso são muitos, mas de modo geral, a fórmula é bem mais simples: alimentação saudável e atividades físicas diárias. Não se apegue às dietas da moda ou a exercícios físicos que as celebridades recomendam. Cada pessoa tem seu próprio biotipo e, consequentemente, dietas e atividades adequadas.
Então, procure a ajuda de um profissional da nutrição, adote uma alimentação equilibrada, ingira bastante água e tenha boas noites de sono.
Como se vê, mais do que se preocupar com quanto tempo demora para emagrecer, é preciso perder peso com saúde para que você não ganhe tudo de novo.