É isto o que acontece se você consumir alimentos após as 21 h

O que você coloca no seu prato e quando você come importam mais do que você imagina.

Se você costuma fazer um lanchinho noturno, é hora de repensar esse hábito. Um estudo recente realizado por pesquisadores do King’s College London revelou que consumir alimentos à noite, principalmente depois das 21 horas pode ter efeitos negativos surpreendentes.

Por que comer tarde pode ser prejudicial?

Muitas vezes, após um longo dia, a tentação de um petisco à noite pode ser irresistível. No entanto, o horário das refeições é tão importante quanto a qualidade dos alimentos que você consome.

A pesquisa, que analisou mil voluntários, destacou que o hábito de consumir petiscos e lanches após as 21 horas pode levar a prejuízos significativos à saúde.

Resultados do estudo

Os resultados mostraram que cerca de 95% dos participantes tinham o hábito de consumir pelo menos uma refeição composta por petiscos após as 21 horas. Surpreendentemente, esses petiscos constituíam aproximadamente 22% da ingestão diária total de alimentos.

Os exames clínicos realizados nos voluntários e um questionário com seus hábitos alimentares revelaram que o consumo desses petiscos noturnos estava associado ao aumento nos níveis de triglicerídeos e insulina, indicadores de excesso de gordura e desequilíbrio na glicose.

LEIA MAIS: Parceiros da dieta! 3 alimentos que saciam e ajudam a perder peso

O Impacto na saúde

Aqueles que consumiam lanches após as 21 horas apresentaram índices mais altos de hemoglobina glicada, glicose pós-prandial e triglicerídeos pós-prandiais em comparação com aqueles que consumiam lanches industrializados em outros horários.

Esses indicadores estão relacionados a problemas como pré-diabetes, desequilíbrio na insulina e aterosclerose.

A Importância da qualidade alimentar

O estudo ressaltou a relevância da qualidade dos alimentos consumidos. Optar por opções menos processadas e mais saudáveis é benéfico para a saúde, mas a hora em que você come também desempenha um papel essencial.

Comer tarde da noite diminui o período de jejum noturno, quando o corpo regula os níveis de açúcar. Para preservar sua saúde, além de escolher alimentos de qualidade, evite fazer lanchinhos após as 21 horas.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.