7 Temperos e Ervas anti-inflamatórias para incluir na sua dieta – Confira!

O uso de ervas e chás é uma prática milenar que perpassou as gerações. Confira aqui como combater a inflamação través dessa prática!

Conheça hoje os principais temperos e ervas anti-inflamatórias para incluir na sua dieta!

Para aqueles que não sabem o que é uma inflamação, essa é a maneira que o corpo humano encontra de combater as infecções e curar-se. Todavia, pode acontecer de que, em uma determinada situação, a inflamação saia do controle e dure mais tempo do que devia. Quando isso ocorre, esse fenômeno é chamado de “inflamação crônica”, inclusive, muitos estudos associam esse fenômeno a algumas doenças, como o diabetes e o câncer.

Nesse sentido, a dieta passa a desempenhar um papel chave na sua saúde, visto que, o que você come, incluindo várias ervas e especiarias, pode afetar diretamente o modo como seu corpo “produz” inflamação.

Levando isso em consideração, separamos sete ervas anti-inflamatórias e especiarias que irão auxiliar diretamente seu corpo a combater a inflamação. Confira a seguir.

7 Ervas anti-inflamatórias para incluir na dieta

Alho

O alho (Allium sativum), é um dos temperos mais populares em diversas culturas e possui um cheiro forte e um sabor extremamente específico. Além disso, é importante deixar claro que as pessoas vêm usando o alho na medicina tradicional há milhares de anos para tratar dores, além de artrite, tosse, prisão de ventre, infecções, dores de dente e entre outros.

Desse modo, acredita-se que grande parte dos benefícios do alho para a saúde está atrelada ao composto de enxofre que existe no tempero, como: alicina, Dialil dissulfeto e S-Allylcysteine, devido a suas propriedades anti-inflamatórias.

Cúrcuma

A cúrcuma (Curcuma Longa) é um dos temperos mais populares na cultura indiana, sendo utilizada há um tempo significativo.

Nesse sentido, a cúrcuma possui mais de 300 compostos ativos, sendo o principal deles a curcumina, visto que esse composto possui poderosas propriedades anti-inflamatórias.

Em vista disso, uma análise feita a partir de 15 estudos de alta qualidade aplicado com 1.223 pessoas que tomaram 112 a 4.000 mg de curcumina por dia, por um período de 3 a 36 semanas, demonstrou que fazer a ingestão da curcumina pode reduzir significativamente os marcadores inflamatórios do corpo, em um comparativo com um efeito placebo.

Cardamomo

O Cardamomo (Elettaria cardamomum) é um tempero que nativamente pertence ao Sudeste Asiático, possuindo um sabor doce e picante. Em tese, um sabor extremamente complexo.

Em vista disso, alguns estudos feitos acerca dessa iguaria apontaram que utilizar suplementação à base de cardamomo pode resultar em uma redução significativa dos marcadores inflamatórios como: PCR, IL-6 e TNF-?.

Não obstante, um estudo feito acerca desse tempero também descobriu que o cardamomo conseguiu elevar o estado antioxidante em cerca de 90%. Ou seja, essa iguaria é uma ótima alternativa para combater a inflamação generalizada.

LEIA MAIS:

Pimenta Preta

A pimenta preta (Piper nigrum L.), sem sombra de dúvidas, está presente em diversas culinárias e culturas espalhadas por todo o mundo.

Nesse sentido, tradicionalmente, a maior parte das pessoas fazia uso da pimenta-do-reino para tratamentos de determinadas condições de saúde. Por exemplo, asma, diarreia, entre outras.

Em vista disso, diversas pesquisas sugerem que o uso da pimenta-do-reino pode atuar diretamente na redução da inflamação do corpo devido aos seus compostos.

Todavia, a maior parte das pesquisas que utiliza esse tempero foi feita em animais, sendo necessário explorar mais sua atuação da complexidade do corpo humano.

Chá verde

O chá verde (Camellia sinensis L.) é um dos chás de ervas mais populares no mundo todo. Essa planta possui compostos saudáveis, como polifenóis, particularmente epigallocatechin-3-gallate (EGCG).

Dessa forma, estudos apontam que seus compostos trazem diversos benefícios ao coração e ao cérebro, além de atuar diretamente como anti-inflamatório.

Alecrim

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um tempero oriundo do Mediterrâneo, possuindo um cheiro incrível.

Além disso, as pesquisas sugerem que o uso do alecrim atua diretamente na redução da inflamação. Isso se dá, em suma, devido ao seu alto teor de polifenóis.

Canela

A canela é um tempero produzido através das casas de árvores da família Cinnamomum. Em vista disso, é fundamental deixar claro que há milhares de anos as pessoas utilizam esse tempero e seus meios curativos.

A canela, em suma, possui muitos benefícios para a saúde, atuando diretamente na redução de marcadores inflamatórios como o PCR.

Gostou desse artigo? Então confira muito mais no site Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado