5 sinais não tão óbvios de que alguém está tentando te manipular

Abusos emocionais podem fazer a pessoa perder a confiança em si própria

Gaslighting é um modo bastante sutil de violência psicológica que pode ser direcionada a qualquer pessoa, não apenas mulheres, e é comumente vista em relacionamentos tóxicos. Isto é, sinais de manipulação com o objetivo de forçar a pessoa a se questionar de si mesma.

Sendo assim, por conta da sua natureza minuciosa, esses relacionamentos abusivos podem ser difíceis de serem detectados. No entanto, existem alguns indícios. Confira a seguir!

Ações que apontam abuso emocional

Sua sanidade é refutada

Você está se questionando se é muito sensível? Basicamente, um dos sinais de manipulação é quando a pessoa que está ao seu lado tenta inverter o problema e sugerir que a causa é você.

Ou então, uma situação comum é envolver outras pessoas (família e/ou amigos) para fortalecer a ideia do problema em sua sanidade mental.

Leia mais: 4 bons sinais de que você está crescendo como pessoa

Seus problemas são ignorados pelo outro

Uma ação encontrada em relacionamentos abusivos é ignorar o problema do outro. Isto é, quando você desabafa sobre algo, o gaslighter costuma mudar de assunto e consequentemente fingir que nada está acontecendo.

A pessoa costuma negar os fatos

Um modo certo de mostrar que você está enfrentando um gaslighter é se a pessoa costuma negar os fatos que tanto você quanto ela sabem ser verdadeiros. Assim, o objetivo é fazer com que surja o questionamento sobre o que realmente ocorreu.

Suas memórias são corrigidas

Basicamente, se a pessoa que vive ao seu lado costuma refutar sua lembrança ou até mesmo você é quem se questiona sobre o fato passado, isso é um grande sinal de manipulação.

Geralmente, pessoas abusivas criam confusão na mente da outra que, por ventura, é mais vulnerável, e assim conseguem sair da situação em vantagem.

Leia mais: 4 dicas para manter seu sofá conservado e limpo por mais tempo

A desculpa não é de coração

Existe aquele famoso ditado: “Errar é humano, permanecer no erro é burrice”. Então, quando a pessoa tóxica diz que está arrependida, geralmente não é de coração.

Isto é, eles vão pedir desculpas, você aceita, e depois de alguns dias o erro é cometido novamente. Assim, dando a entender que podem fazer o que for e no final serem desculpados.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.