Por que esquecemos as palavras uma vez ou outra? Veja a explicação!
Por que esquecemos as palavras? Provavelmente, você conhece alguém ou até mesmo já deve ter passado por esse chato momento alguma vez na vida, não é mesmo? Em alguns casos, é apenas um termo comum, que utilizamos no cotidiano, mas no momento de falar a mesma “foge da mente”.
Por que esquecemos palavras? Certamente você já passou por essa situação desconfortável ou conhece alguém que tenha vivido o momento. Às vezes, a palavra é algo do dia a dia, mas, no instante de falar, ela “escapa”.
Nesse contexto, os psicólogos se referem a essa ocorrência pelo acrônimo TOT, que se traduz como “fenômeno da ponta da língua”.
Entender as razões por trás desse fenômeno não é fácil. Acompanhar esses momentos requer que saibamos exatamente quando vão ocorrer — o que é quase impossível de prever.
O fato é que nunca se sabe ao certo quando se vai esquecer de uma palavra, muito menos qual será ela. Mas então, por que esquecemos palavras? Veja abaixo!
LEIA MAIS: Tocando em frente: CINCO dicas para deixar de remoer coisas do passado
Por que esquecemos palavras?
Segundo estudos sobre o TOT, a dificuldade em se lembrar de palavras pode estar relacionada à quantidade de informações memorizadas por um indivíduo. Ou seja, quem tem um vocabulário mais amplo pode estar mais sujeito a esquecimentos ocasionais.
Mas se você não tem um vasto leque de palavras, o problema simplesmente não se manifesta da mesma forma.
TOTs são controláveis?
Esquecer uma palavra que estava prestes a ser pronunciada não é necessariamente sintoma de um problema de saúde. Na verdade, é bastante comum.
Porém, se o esquecimento se torna frequente e começa a afetar sua rotina, procurar ajuda profissional pode ser útil.
LEIA TAMBÉM: 7 frases que podem salvar uma relação e reviver o amor
Atividades físicas e uma boa noite de sono são ações que podem melhorar a memória em geral. Até mesmo exercícios práticos como desenhar podem auxiliar na retenção de palavras.
Além disso, evitar “muletas” como calculadoras ao realizar cálculos mentais, ou optar pelas escadas em vez do elevador, podem oferecer benefícios tanto físicos quanto mentais.
Se você gostou deste conteúdo, fique ligado em mais novidades no portal Lê Mundo!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.