Pensamentos intrusivos: o que são, quais os tipos e como controlá-los
Pensamentos intrusivos podem afetar seu bem-estar e tornar sua vida mais pesada. Veja como diminuir isso.
Muitas pessoas lidam com pensamentos intrusivos, que são pensamentos indesejados que costumam aparecer de repente. Podem se manifestar como preocupações, traumas ou imaginações perturbadoras de coisas que provavelmente nunca acontecerão.
Esses pensamentos afetam as pessoas que os experimentam, pois são difíceis de controlar e geralmente causam desconforto, ansiedade, medo e, muitas vezes, podem desencadear crises de pânico.
Esses pensamentos surgem sem aviso e, quando você percebe, já está mergulhado neles, tentando desesperadamente se livrar. O pior é que eles podem retornar de forma imprevisível, às vezes com mais frequência, às vezes mais espaçados, o que torna tudo ainda mais angustiante.
Tipos de pensamentos intrusivos
Culpa
Quando surge um pensamento relacionado a algo que você fez e considera errado. Pode ser um acontecimento recente ou de décadas atrás, mas o sentimento de culpa é atual, causando desconforto mental.
LEIA MAIS: Sem rumo? Escolha um dos caminhos e receba um conselho
Abandono
Mesmo que seus relacionamentos estejam bem, o pensamento intrusivo pode fazer você duvidar disso. Acompanhado desse pensamento vem a sensação de que seu parceiro, familiares ou amigos podem te abandonar a qualquer momento, mesmo sem motivo algum.
Obsessivos
Quando você pensa em fazer algo violento com você mesmo ou com outra pessoa de maneira perturbadora, incluindo certas compulsões relacionadas a esses pensamentos intrusivos.
Sexuais
Esse tipo de pensamento intrusivo costuma envolver pensamentos desconfortáveis em relação ao sexo. Pode ser imaginar um ato com alguém por quem você não sente atração sexual ou fantasias eróticas consideradas inadequadas.
LEIA MAIS: 4 sinais de que você não está vivendo a sua vida como deveria
Comparação
É comum comparar-se a outras pessoas, mas quando ocorrem pensamentos intrusivos desse tipo, é com pessoas imaginárias, o que diminui sua autoestima e intensifica a insegurança.
Negativos
Quando esses pensamentos intrusivos aparecem, você pode ter medo de que algo muito ruim aconteça, mesmo sem motivo. Isso pode levar à ansiedade em relação ao futuro, dúvida sobre o seu potencial e autocrítica excessiva.
Como controlar esses pensamentos?
Os pensamentos intrusivos são difíceis de controlar, pois como o próprio nome sugere, eles surgem sem aviso prévio, tornando impossível prever ou evitar seu surgimento. No entanto, fortalecer seu estado mental diminui as chances de eles aparecerem.
Portanto, é importante reconhecer quando esses pensamentos ocorrem e não se culpar por passar por isso. Quando você consegue identificá-los, a ansiedade causada por eles geralmente diminui. Tente reduzir a carga emocional atribuída a eles, entendendo que são criações da sua mente.
LEIA MAIS: 4 hábitos para ter mais bem-estar emocional e aliviar seu dia a dia
A terapia é uma das formas mais eficazes de controle dos pensamentos intrusivos, pois um profissional pode avaliar seu caso e orientá-lo no caminho para encontrar as respostas que você precisa, descobrindo as raízes do seu problema.
Cuidar bem da sua saúde física, alimentando-se adequadamente e praticando atividade física, também ajuda a reduzir os pensamentos intrusivos. Isso porque melhora sua sensação de bem-estar, o que diminui a frequência desse tipo de problema. A meditação também é uma ótima forma de controle.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir outros temas semelhantes no site Lê Mundo!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.