Por que 31 de outubro é Dia das Bruxas? Entenda o Halloween!

Você sabe por que 31 de outubro é dia das bruxas? Não sabe? Então, confira aqui que nós te contamos a história desse feriado!

Embora não seja um feriado culturalmente desenvolvido no território nacional, devido ao avanço da globalização e ao contato entre distintas culturas em escala global, hoje, muitas pessoas no Brasil conhecem o Halloween e até mesmo fazem eventos para comemorá-lo. Mas, você sabe por que 31 de outubro é dia das bruxas? Confira a seguir!

Obviamente, apesar de o dia das bruxas também ter se tornado conhecido no Brasil, obviamente não é tão famoso quanto é nos Estados Unidos da América. Nesse sentido, inicialmente, é importante destacar que o Halloween, inicialmente, é um feriado que celebra-se de forma anual no dia 31 de outubro.

Por que 31 de outubro é dia das Bruxas? A história do Halloween!

Ao que tudo indica, esse feriado possui suas raízes e tradições ligadas a um antigo festival celta de Samhain. Nesse festival, as pessoas geralmente acendiam fogueiras altas e fantasiavam-se para afastar os fantasmas.

Além disso, no século VIII, o então Papa Gregório III designou o 1º de novembro como um tempo para honrar todos os santos. Em vista disso, o Dias de Todos os Santos acabou incorporando algumas das tradições dos festivais Celtas, como o Samhain.

Então, a noite que antecede o Dia de Todos os Santos acabou chamando-se de All Hallows Eve, e mais tarde Halloween.

LEIA MAIS:

Quais são as origens antigas do Halloween?

Em suma, a origem do Halloween, como foi dito anteriormente, está ligada diretamente a um festival Celta de Samhain. Nesse sentido, é importante destacar que os Celtas eram uma civilização que viveu há cerca de 2.000 anos, a maior parte no que hoje entendemos com a Irlanda, o Reino Unido e o norte da França. Outra curiosidade é que celebraram seu ano novo no dia primeiro de novembro.

Então, levando isso em consideração, esse dia acabou marcando o fim do verão e a colheita e o início do inverno e, consequentemente, do escuro.

Naquela época, o inverno era fortemente associado à morte e à ausência de vida. Espiritualmente falando, era a época no qual as mazelas eram mais propagadas. Desse modo, a civilização Celta acreditava que na noite que antecede o ano novo, a barreira entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos ficava mais fraca.

Em vista disso, na noite do dia 31 de outubro eles sempre celebravam o Samhain, festival que se baseava na ideia do retorno dos fantasmas dos mortos à Terra.

Para os Celtas, a presença dos espíritos, além de danificar as culturas, facilitava que os druidas da época, bem como os sacerdotes celtas, fizessem previsões acerca do futuro.

Por mais que hoje essa abordagem seja um tanto estranha para as pessoas, para um povo que baseava-se inteiramente na ideia de um mundo natural e volátil, com conexões sobrenaturais, essas profecias serviram de base importante para a construção do conforto e da fé para os indivíduos durante os longos e escuros invernos.

O Halloween nos Estados Unidos da América!

De fato, quando chegou nos EUA, a celebração do Halloween foi extremamente limitada na Nova Inglaterra colonial por causa dos rígidos sistemas de crença que imperavam lá.

Nessa perspectiva, embora houvesse limitações, devido à mistura de costumes distintos de grupos étnicos europeus e nativos americanos, a versão do Halloween americano acabou tornando-se cada vez mais nítida.

As primeiras comemorações nos EUA envolviam festas e brincadeiras, que acabaram tornando-se eventos públicos realizados para celebrar as colheitas.

Então, nesses festivais, as pessoas passavam a partilhar histórias dos mortos, dançavam e cantavam. Já na segunda metade do século XIX, os EUA receberam novos imigrantes. Então, esses novos imigrantes, a maior parte deles Irlandeses, ajudaram a construir o Halloween que conhecemos hoje.

Embora tenha mudado bastante em relação aos festival de Samhain, hoje, o Halloween é basicamente um patrimônio cultural dos Estados Unidos da América, portando suas próprias nuances e especificidades.

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o Lê Mundo e confira mais informações úteis e curiosas.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado