4 alimentos que você não deveria estar congelando em casa
Você sabia que alguns alimentos não devem ser congelados? Confira aqui quais são eles!
Antes do advento da eletricidade, a humanidade possuía um grande problema no que tange o armazenamento de alimentos. De fato, antes da invenção da geladeira, armazenar carnes, por exemplo, era uma tarefa complexa, e era necessário secar a carne para não atrair insetos.
Levando essa premissa em consideração, percebe-se que o congelamento é, como todos sabem, uma grande maneira de reduzir o desperdício de alimentos. Na realidade, armazenar os alimentos no congelador é uma ótima forma de usar o relógio natural do alimento por alguns dias ou semanas.
No entanto, nessa questão, a água é um tanto mais complicada. Na realidade, ela é o único líquido não metálico que fica menos denso à medida que vai congelando. Devido a isso, suas moléculas se organizam para formar uma estrutura cristalina ordenada, fazendo com que esse cristal ocupe mais espaço do que a água em sua forma líquida.
Essa dinâmica, consequentemente, pode causar problemas de textura, tornando a sua comida um pouco desagradável de comer e aumentando a probabilidade de você jogá-la fora. Portanto, com o intuito de te ajudar a não desperdiçar comida, confira aqui alguns alimentos que você deve evitar ao máximo congelar, a menos que goste de texturas estranhas.
4 alimentos que não se recomenda congelar
Leite condensado
Inicialmente, é importante deixar claro que congelar o leite condensado não fará você passar mal. No entanto, a sua textura pode parecer um tanto granulada depois do congelamento.
LEIA MAIS: Como congelar um bolo de aniversário? Saiba o momento ideal!
Carne já congeladas uma vez
Mesmo que não existam preocupações ligadas à segurança alimentar acerca do congelamento de carnes ou frutos-do-mar, o maior problema de congelar a carne também está ligado diretamente à textura dela. Mas por que a textura fica comprometida? Ocorre que a água costuma se expandir enquanto congela, rompendo, portanto, as paredes celulares e amolecendo os tecidos musculares.
Embora não seja tão perceptível depois do primeiro ciclo de descongelamento, colocar os seus bifes, costelas ou camarões para congelarem novamente após terem sido descongelados pode comprometer completamente a textura da sua carne, criando cristais de gelo no músculo. Ou seja, nunca congele o alimento novamente após descongelá-lo, especialmente as carnes.
Comidas que você mesmo fritou
Geralmente, as guloseimas pré-fritas, como batatas ou nuggets, são pré-cozidas e resfriadas para facilitar que você alcance texturas desejadas ao prepará-las. No entanto, esses alimentos passam por um processo industrial de fritura e congelamento.
Assim, considerando que quase ninguém possui um resfriador rápido em casa, congelar alimentos que nós mesmos fritamos pode ser um problema. Na realidade, fazer isso pelos meios “comuns” permite que a água e o óleo migrem gradativamente para o exterior, fazendo com que o alimento fique completamente encharcado, o oposto do que um frango frito ou uma batata frita deveria ser, não é mesmo?
LEIA TAMBÉM: 12 dicas de como secar roupa mais rápido no frio que você tem que conhecer!
Ovos
Como quase todos os alimentos citados anteriormente, o maior problema aqui também é a água. É devido a ela que você não pode congelar os ovos. Isso porque a água que se encontra dentro do ovo irá se expandir, fazendo com que a casca desse alimento acabe rachando. Portanto, se você realmente precisar congelá-lo, certifique-se de quebrá-lo em uma bandeja de cubos de gelo de silicone com um pouco de spray de cozinha. É preciso enfatizar que eles não irão fritar muito bem, mas podem ser utilizados em assados e outras misturas.
Se você gostou desse artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!