Tchau, dor! 5 remédios caseiros para dar fim às cólicas menstruais!
As cólicas menstruais podem ser um grande pesadelo para algumas mulheres. Confira aqui alguns remédios caseiros que podem ajudar!
Ao ficar com cólica, sentir muito desconforto ao redor do abdômen, na lombar e nas coxas é extremamente normal. Isso se dá porque, durante o período menstrual, os músculos do útero começam a se contrair e a relaxar para poder ajudar no processo de liberação das células. Inclusive, às vezes é comum sentir cãibras, o que indica que os músculos estão efetivamente trabalhando.
Além desses sintomas, algumas pessoas ainda podem ter náuseas, vômitos e diarreias. Ainda, vale ressaltar que não se sabe por que algumas pessoas sofrem mais do que outras nesse período.
No entanto, existem alguns fatores associados à dor mais intensa, sendo: ter seu primeiro filho, ter um fluxo menstrual maior, possuir menos de 20 anos ou somente começar a menstruar nesse período, além de ter uma superprodução ou sensibilidade às prostaglandinas, uma espécie de composto no corpo que influencia diretamente o útero.
Porém, felizmente, para as cólicas leves e temporárias, existem alguns remédios caseiros que podem ajudar muito no alívio da dor. Assim, se você quer conhecê-los, continue lendo esse texto, pois ele irá te ajudar.
Confira aqui 5 remédios caseiros para cólica menstrual
Evitar alguns alimentos
De fato, durante o período menstrual, é uma ótima ideia evitar alguns alimentos que possam causar inchaço e retenção de água no corpo. Assim, alguns dos piores são: álcool, cafeína, alimentos gordurosos, bebidas com gás e alimentos muito salgados.
Enquanto você estiver passando por cólicas menstruais, reduzir ou até mesmo cortar esses alimentos da sua dieta pode ajudar muito no alívio da dor. Em contrapartida, experimentar gengibre ou chá de hortelã também pode ser uma ótima maneira de ajudar o corpo a não ficar inchado. Opte por comer mais frutas e alimentos saudáveis nesse período.
LEIA MAIS:
- Quais alimentos ajudam quem tem refluxo? E quais se deve evitar?
- 7 erros comuns ao usar o fio dental – e que você deve evitar!
Massagem utilizando óleos essenciais
Uma sessão de 20 minutos de massoterapia pode ajudar muito no alívio das dores. A massagem terapêutica para o alívio da cólica se baseia na ideia de pressionar pontos específicos, enquanto as mãos do terapeuta se movem em torno do abdômen, laterais e costas da mulher.
Nesse sentido, segundo uma análise realizada em 2018, adicionar óleos essenciais nas massagens pode aliviar ainda mais a dor oriunda das cólicas menstruais.
Aplicação de calor
Em suma, aplicar calor no abdômen e na parte inferior das costas pode ajudar muito no alívio da dor de cólicas menstruais. Nesse sentido, uma análise feita em 2018 descobriu que a terapia térmica é extremamente eficaz no tratamento da dor menstrual.
Para conseguir o efeito térmico, você pode esquentar um pouco de água e colocar em uma garrafa de plástico ou de vidro. Então, envolva um tecido em volta da garrafa e coloque-a em cima das áreas do seu corpo indicadas anteriormente. Isso reduzirá a dor da cólica menstrual.
Ter um orgasmo
Mesmo que ainda não existam muitos estudos clínicos que comprovem efetivamente o efeito dos orgasmos nas cólicas menstruais, a ciência sugere que podem, sim, ajudar. Ocorre que os órgãos vaginais envolvem todo o corpo, incluindo a medula espinhal, responsável por sinalizar a liberação de neurotransmissores.
Desse modo, um orgasmo vaginal pode desencadear reações no seu cérebro para liberar neurotransmissores, como endorfinas e ocitocina. E, de acordo com alguns estudos, endorfinas podem diminuir a percepção de dor.
Cúrcuma
Conforme um estudo feito em 2015, no qual analisou cerca de 70 mulheres que tomaram duas cápsulas de curcumina por 7 dias durante o período menstrual e 3 dias após, cientistas relataram que houve uma redução significativa nos sintomas pré-menstruais e, consequentemente, durante o período.
Gostou deste artigo? Então, continue navegando pelo Lê Mundo para ficar por dentro das novidades!