Quanto tempo devo esperar para treinar após comer? Especialistas respondem!
Você sabe quanto tempo deve esperar para treinar após fazer uma refeição? Confira aqui!
Você já se perguntou quanto tempo deve esperar para poder se exercitar após comer? Imagine que você acabou de fazer uma refeição e, aleatoriamente, fica com muita vontade de ir para a academia. Será que você deve esperar um tempo para poder se exercitar ou está tudo bem comer e praticar exercícios logo em seguida?
Segundo alguns especialistas, o tempo que você precisa esperar para poder se exercitar após comer irá depender de alguns fatores, como o que você comeu e o tipo de treino que você pensa em fazer.
De modo geral, quanto maior o espaço de tempo entre uma refeição reforçada e os treinos, melhor para você. Assim, se você começar a se exercitar imediatamente após ter feito uma refeição, é bem provável que passe por alguns problemas, como ter sintomas digestivos desconfortáveis, por exemplo. Ou seja, exercitar-se com o estômago cheio pode fazer com que você sinta náuseas, cólicas, refluxo, inchaço e até mesmo diarreia.
Tudo depende da intensidade do treino e da alimentação
Entretanto, se a sua ideia é somente fazer uma caminhada tranquila após uma refeição, então, o tempo que existe entre a sua refeição e essa caminhada não é tão relevante, considerando que essa atividade física é leve. Inclusive, a maioria das pessoas acaba se sentindo confortável para fazer uma caminhada desse tipo após as refeições. E essa prática é, sobretudo, benéfica para a digestão, por exemplo.
Portanto, somente se você estiver planejando fazer um treino intenso ou de maior duração, precisa considerar há quanto tempo você fez a sua última refeição. Imagine comer uma refeição farta, pesada, e correr ou levantar cargas elevadas na academia logo em seguida? Isso não parece uma fórmula perfeita para o desastre?
Quando pensamos em exercícios de musculação, uma refeição baseada em proteínas, carboidratos e gorduras boas é uma ótima pedida antes de um treino bem pesado. No entanto, essa refeição não pode ser feita 10 minutos antes de começar a treinar com intensidade.
Segundo alguns especialistas no ramo da nutrição, o período essencial que você deve esperar para se exercitar é de duas a quatro horas. Esse é o tempo ideal para digerir uma refeição feita ao nível atlético para aqueles que costumam puxar muita carga na academia.
Leia mais: 3 Mitos sobre emagrecimento que você deveria ignorar completamente!
Mas qual é o consenso entre os especialistas?
Como dito anteriormente, é preciso considerar que tipo de treino você irá fazer e que tipo de alimento você ingeriu. Conforme os especialistas, nem todos os lanches e refeições causam o mesmo efeito no corpo durante a fase de pré-exercício. Fazer ingestão de alimentos com maior teor de gordura e fibras pode significar esperar mais tempo de digestão para poder fazer atividades físicas, por exemplo.
Digamos que você fez a sua refeição. Ela é baseada em carboidratos bons e fibras. Se faz de 30 a 60 minutos que você acabou de comer, caso você vá treinar, seu corpo terá uma descarga de energia muito maior, que inclusive pode ser um diferencial no aproveitamento do treino.
Então, considerando o tipo de exercício e o tipo de alimento, de modo geral, o consenso entre os especialistas é que se deve esperar entre duas e quatro horas para poder treinar depois de uma refeição grande. Se você fez uma refeição leve ou comeu um lanche, o tempo indicado de espera é de 30 a 60 minutos. Isso pode variar também de pessoa para pessoa, sendo importante consultar sempre um nutricionista.
Gostou deste artigo? Então, continue navegando pelo Lê Mundo para ficar por dentro das novidades!