Sementes de maçã são tóxicas? Saiba quando elas são perigosas!
Você já parou para se perguntar se está tudo bem comer sementes de maçã, mesmo que seja acidentalmente? Entenda!
Não é novidade que a maçã é uma fruta deliciosa. No entanto, quando o assunto é comê-la, existem formas diferentes de se fazer isso. Algumas pessoas consomem somente a polpa da fruta, enquanto outras ingerem a maçã por inteira, incluindo as sementes. Porém, em relação a isso, muitas pessoas acreditam que as sementes de maçã são venenosas, enquanto outras consideram que elas podem ser ingeridas.
De fato, a maioria das pessoas evita comer as sementes da maçã devido ao gosto amargo que elas têm. No entanto, isso também não impede que alguém possa acabar comendo algumas sementes acidentalmente enquanto estava saboreando essa fruta. Então, a pergunta que mais importa é: as sementes são realmente tóxicas?
As sementes de maçã são tóxicas?
Inicialmente, é importante deixar claro que a maçã possui muitos compostos saudáveis, incluindo antioxidantes, vitaminas e fibras dietéticas. No entanto, as sementes da maçã contêm um composto vegetal que se chama amigdalina, e esta pode ter efeitos tóxicos.
LEIA MAIS: Vinagre de maçã serve para quê? 6 utilidades incríveis!
Ocorre que a amigdalina faz parte das defesas químicas das sementes. Portanto, é inofensiva quando uma semente está intacta. No entanto, quando ela é amassada ou danificada, a amigdalina se degrada em cianeto de hidrogênio. E esse composto, em altas doses, pode ser extremamente venenoso e até mesmo letal. Vale destacar que a amigdalina é encontrada em abundância em sementes de maçãs, damascos, amêndoas, pêssegos e cerejas.
Ao longo da história da humanidade, inclusive, o cianeto foi utilizado como veneno. Ele funciona interferindo diretamente no suprimento de oxigênio das células, e as altas doses podem fazer com que o sujeito contaminado faleça em poucos minutos.
Como ocorre o envenenamento por cianeto?
Em suma, fazer a ingestão de compostos de plantas cianogênicas pode causar envenenamento por cianeto em seres humanos. Assim, é importante deixar claro que esses compostos que existem em sementes de maçã, damascos, etc., em altas doses, são letais.
Entre os sintomas leves de envenenamento por cianeto, estão: ansiedade, cefaleia, confusão e tontura. Já o envenenamento agudo, por altas doses de cianeto, pode causar a diminuição quase que instantânea da consciência, pressão alta, paralisia e até mesmo coma. Em alguns casos, dependendo da dose, o cianeto pode ser fatal, levando ao falecimento.
LEIA TAMBÉM: Café ajuda a ir ao banheiro? Confira!
Então comer sementes de maçã é perigoso?
De forma pragmática, comer algumas sementes de maçã não é perigoso. No entanto, ingerir uma quantidade significativa de sementes de maçã danificadas ou esmagadas pode ser fatal.
Segundo uma análise de 2015, o teor de amigdalina em 1 grama de semente de maçã pode variar de 1 a 4 miligramas, dependendo da variedade da maçã. Deste modo, a quantidade de cianeto derivado dessas sementes é muito menor do que a dose letal. Isso porque essa dose pode ser algo em torno de 50 a 300 miligramas. Enquanto isso, as sementes de maçã possuem o potencial de liberar cerca de 0,6 mg de cianeto de hidrogênio por grama.
Em tese, isso indica que uma pessoa teria que comer de 83 a 500 sementes de maçã para ter uma intoxicação grave por cianeto. Ou seja, comer semente de maçã triturada ou danificada, em excesso, pode ser fatal, mas engolir a semente de maçã inteira não representa perigo algum.
Se você gostou desse artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!
Gostei muito dessa informação sobre as sementes de maçã gostaria de saber mais sobre outras coisas sobre saúde