7 mitos sobre o veganismo que já te contaram; confira!

Existem algumas afirmações que permeiam a comunidade vegana e não passam de mitos. Confira aqui quais são elas!

Se você é uma pessoa vegana, sobretudo recentemente, deve estar cercada de mitos e suposições sobre o veganismo que chegam por meio de outras pessoas. Mesmo que você não seja, também deve ter dúvidas que se formam a partir de especulações erradas e sem fundamentos.

Algumas dessas suposições são tão míticas quanto a ideia de que existem unicórnios, por exemplo. É preciso deixar claro que existe muita fantasia e achismos acerca do veganismo que não estão nem um pouco próximos da verdade. Nesse sentido, com a finalidade de tentar esclarecer algumas dessas suposições, vamos trazer alguns mitos sobre essa ideologia. Acompanhe a seguir!

7 mitos sobre o estilo de vida vegano

O vegetarianismo e o veganismo são iguais

Muitas pessoas acreditam que ser vegetariano é a mesma coisa que ser vegano. No entanto, essa ideia está completamente errada. O veganismo está atrelado à ideia de não consumir nada que seja de origem animal, incluindo carne, queijos, leite, roupas, etc. Já os vegetarianos consomem produtos derivados de animais, no entanto, não se alimentam da proteína animal direta, no caso, a carne.

LEIA MAIS: Como se tornar um vegano? Veja agora 5 dicas!

Os veganos não consomem proteína suficiente

A desinformação é um mal sempre presente na sociedade. Muitas pessoas acreditam que, pelo fato de não comer carne animal, os veganos não consomem as proteínas necessárias. No entanto, essa informação é falsa, muitas vezes embasada na falta de informações. Isso porque as fontes de proteína são abundantes.

Nesse sentido, podemos encontrar fontes consideráveis de proteína em alimentos como: soja; lentilha; caju; amêndoas; brócolis; algas; ervilhas; espinafre; feijão; arroz, pão e macarrão integrais; quinoa; amendoim; pistache e nozes.

Portanto, embora não utilizem nenhum produto de origem animal, os veganos consomem uma quantidade correta de proteínas e possuem uma alimentação bem balanceada, além de ser geralmente mais saudável.

O leite de soja é a única alternativa para o leite de origem animal

Essa afirmação também é completamente falsa. Afinal, existem muitas fontes das quais os veganos conseguem beber leite. Entre essas opções, estão leite de coco, leite de amêndoa, leite de caju, leite de avelã, leite de cânhamo, leite de arroz, leite de girassol, leite de aveia, etc.

Ser vegano é sinônimo de ser saudável

Embora os veganos possuam uma alimentação muitas vezes mais saudável do que os demais, isso não quer dizer que toda pessoa vegana seja saudável.

Existem pessoas que acabam aderindo a esse estilo de vida, mas que, por alguma razão, não se alimentam direito e não consomem a quantidade correta de nutrientes necessários. Além disso, às vezes, essa má alimentação pode estar vinculada à falta de exercícios. Então, afirmar que todo vegano é saudável não está correto.

Os veganos não se preocupam com os seres humanos, só com os animais

Essa afirmação é totalmente errada e falsa. É importante compreender que o veganismo impacta diretamente a vida de todos os seres humanos, assim como a dos animais. Nesse sentido, ao levar uma vida vegana, você pode estar fazendo do mundo um lugar bem melhor e mais habitável, pois visa preservar tanto a fauna quanto a flora.

Ser vegano custa caro

Outra afirmação que também não está certa. Hoje, talvez, os legumes e os vegetais estão mais caros que em outros tempos, devido à inflação e à crise econômica. No entanto, os alimentos que não possuem origem animal continuam sendo muito mais baratos que qualquer tipo de carne. Então, considerando isso, dizer que o veganismo é caro é completamente equivocado.

LEIA TAMBÉM: Veganismo: É possível criar o seu filho em uma dieta vegana com segurança?

Somente os veganos precisam de suplementos

Muitas pessoas acreditam que, pelo fato de uma pessoa ser vegana, ela necessariamente precisa de suplementação. No entanto, essa concepção é completamente equivocada. Na realidade, tanto pessoas veganas quanto não veganas podem ou devem usar suplementação, para ajudar o organismo a ter todos os nutrientes necessários para a autorregulação.

Os seres humanos precisam de uma quantidade correta de fibras, proteínas, gorduras, etc. para consumir no seu dia a dia para a manutenção do corpo. Como o cotidiano moderno é corrido, muitas vezes, os suplementos são uma ótima alternativa de conseguir ter todos os nutrientes necessários de forma rápida e prática.

Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado