O seu padrão de sono pode explicar as suas habilidades especiais – Confira!
De acordo com um estudo recente, o cronótipo pode afetar as habilidades cognitivas das pessoas.
É fato que as pessoas diferem, e a ciência pode provar isso. Embora pertencemos à espécie humana, todos possuímos singularidades. Ainda que essas singularidades se repitam e possuam determinados padrões, elas sempre irão variar de acordo com cada contexto particular. Nesse sentido, há pessoas que possuem hábitos diurnos, e outras que possuem hábitos noturnos.
No entanto, o que muitas pessoas não fazem ideia é que o cronótipo que elas têm, ou seja, o ritmo corporal de sono, pode estar relacionado às suas habilidades cognitivas.
Os cronótipos influenciam as habilidades cognitivas
Em suma, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Behavioral Sciences, essa premissa é verdadeira.
Nesse sentido, tanto a pesquisa mencionada quanto pesquisas anteriores indicam que pessoas mais ativas no período da noite, conhecidas como pessoas noturnas, possuem inteligência verbal mais aprimorada.
No estudo, analisou-se os cronótipos de 61 adultos, monitorando-os com um dispositivo que conseguia medir os níveis de atividade diária de cada um. Nesse monitoramento, estava incluso a hora de dormir, o tempo de vigília, o tempo total de sono e a estabilidade intermediária, conhecida, também, como a força do ritmo circadiano.
Após dez dias de observações, percebeu-se que as habilidades cognitivas dos participantes do estudo se aprimoraram. Por fim, houve a confirmação dos indícios que os estudos anteriores já sugeriam: pessoas noturnas são mais inteligentes verbalmente do que pessoas diurnas.
LEIA MAIS: Pesquisa diz que sono pode ajudar pessoas a esquecer memorias ruins!
O que mais foi possível descobrir por meio do estudo?
Ainda, foi possível descobrir outras questões pertinentes. Por exemplo, embora pessoas não consigam ser capazes de decidir se serão diurnas ou noturnas, as do tipo diurno se mostraram muito mais estáveis em relação a horários de dormir do que as do tipo noturno. Ou seja, os horários das pessoas noturnas não são consistentes, o que pode atrapalhar muito o seu ciclo circadiano e o próprio descanso, uma vez que o sono dormido durante o dia não é tão revigorante quanto o sono dormido à noite.
Segundo os pesquisadores, o cérebro humano anseia por uma regularidade, por um padrão. Dessa maneira, quando as pessoas seguem um cronograma, o corpo se comporta de maneira muito mais produtiva. Porém, ao deixar de segui-lo, o corpo não entende quando deve manter a energia nem quando irá entrar em repouso. Assim, pessoas noturnas precisam entender que ter horários para dormir e acordar todos os dias pode melhorar muito o estilo de vida.
LEIA MAIS: 5 maneiras de se exercitar quando se tem pouco tempo livre; aprenda!
O importante é ter regularidade no horário de dormir
Por fim, é importante deixar claro que não importa o horário em que você irá dormir, é preciso ter constância nesse horário. Se você é uma pessoa noturna e costuma passar a noite em claro, investir em cortinas blackout ou em um quarto mais afastado do sol pode melhorar a sua qualidade de sono.
O estilo de vida noturno acontece muito com pessoas que costumam trabalhar no período da noite e dormir durante o dia, por exemplo. Porém, com o passar do tempo, o corpo acaba se acostumando a dormir em um horário que não seja à noite.
Portanto, lembre-se: no fim das contas, não importa se você é uma pessoa diurna ou noturna, o que importa para o descanso do corpo é a constância. Além disso, o tipo de sono que você possui afetará diretamente as suas habilidades cognitivas.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!