Anel do poder? Cientistas criam alternativa curiosa aos repelentes de mosquito – Conheça!

Já imaginou usar um dispositivo que possui a capacidade de repelir mosquitos? Confira aqui essa novidade que está sendo desenvolvida!

Alguma vez você se imaginou utilizando um anel capaz de espantar mosquitos? Para pessoas que moram em regiões pantanosas, esse acessório pode ser de grande ajuda. Felizmente, cientistas da Universidade Martin Luther Halle-Wittenberg (MLU) inventaram um novo dispositivo que funciona como um repelente de insetos que pode ser imprimível e vestível.

O ingrediente ativo dessa invenção é encapsulado e moldado na forma apropriada, como a um anel, tornando-se pronto para uso. Assim, o dispositivo consegue liberar um agente que se destina a repelir os mosquitos por um período significativamente longo. Vale enfatizar, também, que as descobertas recentes foram publicadas no International Journal of Pharmaceutics.

Como os pesquisadores inventaram esse novo dispositivo?

Inicialmente, os pesquisadores usaram o IR3535, um tipo de repelente de insetos desenvolvido pela Merck. Baseando-se nesse recurso, eles desenvolveram seu protótipo. Isso porque, segundo os cientistas, os sprays que contêm IR3535 são repelentes mais suaves para a pele, sendo utilizados em todo o mundo há muito tempo em substituição a compostos mais nocivos para os seres humanos. Assim, eles optaram trabalhar com esse agente, visando alta eficiência e baixo índice de contaminação em humanos.

LEIA MAIS: 10 plantas que afastam as temíveis baratas da sua casa

Geralmente, tal substância é comercializada na forma de spray ou loção, fornecendo proteção por várias horas contra insetos. Porém, embora a função de repelir dure um tempo significativo, os pesquisadores estão procurando métodos de conseguir liberá-la por muito mais tempo e armazená-la em anel ou pulseira vestível. Para isso, eles inseriram o repelente de insetos cuidadosamente em um polímero biodegradável usando tecnologia de impressão 3D especializada.

Foto: Uni Halle / Fanfan Du

A partir disso, a mistura de substâncias foi feita com muito sucesso de diversas formas. Juntar o IR3535 com o polímero biodegradável mostrou-se possível. Essa ideia presume que o repelente pode criar uma barreira contínua que irá proteger as pessoas do ataque de insetos. Ou seja, não será mais preciso passar uma camada protetora de repelente em todo o corpo para evitar o ataque por mosquitos, bastando apenas vestir um desses acessórios.

René Androsch et al.

LEIA TAMBÉM: Quanto tempo vive um mosquito? Descubra agora!

 

Qual a taxa de evaporação do repelente?

Conforme levantamentos dos pesquisadores, a taxa na qual o repelente de insetos costuma evaporar irá depender de diversos fatores, como a temperatura do ambiente, a concentração dos agentes e a estrutura do polímero que estará sendo utilizado. Nesse sentido, após diversos experimentos, os cientistas concluíram que o repelente de insetos precisa de mais de uma semana para evaporar completamente, em uma temperatura de 37 °C (ou seja, a temperatura corporal).

Mesmo que os pesquisadores tenham mostrado ser possível criar repelentes vestíveis contra insetos, os anéis ainda são somente protótipos, e encontram-se em fase de testes. Segundo o líder da pesquisa, é preciso fazer mais estudos na área para poder determinar se os anéis realmente funcionam em condições reais, e não somente em condições simuladas em laboratório.

Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado