Insônia x Idade: Por que as pessoas não dormem bem ao envelhecer?
Não está sentindo a mesma quantidade de sono do que antes? Saiba qual é a explicação para isso neste artigo!
Se você tem notado que a cada dia que se passa você dorme menos, saiba que você não está sozinho nessa e existem explicações para isso.
Não é nada incomum encontrar pessoas que, ao longo do tempo, começaram a desenvolver problemas para ter uma excelente noite de sono. E vamos combinar, né? Não existe nada pior que ter insônia e ficar virando de um lado para o outro na cama sem conseguir pegar no sono.
Pensando nisso, no artigo de hoje, nós vamos te contar porque as pessoas sentem menos sono a medida em que envelhecem. Confira a seguir!
Ter um sono menos profundo é normal a medida em que vamos envelhecendo
Diversos especialistas relatam que à medida em que os anos vão se passando, é normal a noite de sono ficar mais fragmentada. Isso acontece porque o nosso relógio circadiano também envelhece, o que gera essas alterações que provocam a insônia.
O relógio circadiano é um sistema que regula tudo em nosso corpo por 24 horas. Ele está presente desde as fases de sono e vigília até mesmo durante o processo de digestão, de sensação de fome e saciedade e da nossa temperatura corporal.
É normal que essas alterações aconteçam
O relógio circadiano de um adolescente é completamente diferente de um idoso, por exemplo. Isso porque, em pessoas mais jovens, o ciclo circadiano funciona de maneira que mantém os indivíduos mais acordados até tarde da noite e mais sonolentos pela manhã.
Diferente de pessoas mais velhas que tendem a sentir sono cedo e acordar cedo, além da dificuldade em ter uma noite contínua e estável de sono. Contudo, essas são alterações normais que fazem parte do envelhecimento do ser humano.
Um estudo já comprovou que pessoas mais velhas são mais propensas a acordar durante o sono
Por fim, um estudo realizado pelo Brigham na Women’s Hospital analisou os dados sobre os padrões de sono de indivíduos de 21 a 30 anos e comparou com os adultos de 60 a 74 anos. Como resultado, os pesquisadores descobriram que o público mais velho teve quatro vezes mais episódios de acordar durante a noite do que os mais jovens.
Gostou de saber mais sobre a relação da insônia com a nossa idade? Confira outras matérias semelhantes, aqui no Lê Mundo!