O que acontece quando se engole o chiclete? Nós te explicamos!
Ele não gruda em seus órgãos; descubra o que realmente acontece.
Se você costuma mascar chiclete com frequência, certamente já deve ter engolido a goma de mascar algumas vezes, mesmo sabendo que o correto é jogá-la fora. Mas, é que nem sempre se tem uma lata de lixo por perto, e é muito mal-educado colar o chiclete embaixo da mesa. Provavelmente, você já ouviu que quando se engole o chiclete, ele “gruda nas tripas”. Continue a leitura a seguir e descubra o que realmente acontece quando se engole o chiclete.
Composição do chiclete
A goma que dá consistência ao chiclete era produzida a partir da seiva de uma árvore. Hoje em dia, porém, ela é produzida de forma totalmente sintética — à base de resinas e parafinas derivadas do petróleo e outros aditivos, como xarope, corante e aromatizantes, o que torna a composição da goma de mascar sem qualquer valor nutritivo.
LEIA MAIS: Os 6 alimentos que mais causam gases: confira quais são!
Engolir chiclete faz mal?
A verdade é que engolir chiclete de vez em quando não faz mal. Porém, você não deve criar o hábito de engolir a goma de mascar com frequência, uma vez que pode ser prejudicial à saúde. O chiclete foi fabricado com o objetivo de ser mascado e não ingerido, por isso o nosso corpo não é capaz de fazer a digestão, mas não vai se acumular no seu estômago.
Se você engolir o chiclete, ele permanecerá no seu organismo por aproximadamente 40 horas, e será eliminado por meio das fezes. Como ele não pode ser digerido, ele é eliminado por inteiro. Embora soe como algo preocupante, o mesmo ocorre com outros alimentos — como milho e sementes — que passam por todo o sistema digestivo sem ser degradados.
LEIA TAMBÉM: Será que seus Hábitos Alimentares Estão Saudáveis? Confira 3 Sinais De Alarme!
Perigos de engolir chiclete com frequência
Engolir muitos chicletes em um curto período de tempo — por exemplo, um por dia durante uma semana, ou quatro chicletes de uma única vez — pode colocar o seu sistema digestivo em perigo. A ingestão frequente pode causar um bloqueio intestinal, resultando em desconfortos abdominais como dor e estufamento.
Caso tenha engolido chicletes constantemente e esteja apresentando sintomas como dor abdominal, constipação, inchaço, cãibra severa e vômito, procure o médico imediatamente. O bloqueio intestinal não se cura sozinho e pode levar a uma ruptura do trato gastrointestinal. A maneira mais fácil de evitar o risco de bloqueio intestinal é não engolir o chiclete.
Achou este conteúdo interessante? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.