Por que você acorda mal-humorado após uma soneca? Entenda a Regra 30-90 e tenha o descanso perfeito!
Uma mãozinha da ciência para tirar um cochilo revigorante e passar o dia com muito mais disposição
O cochilo, além de revigorante, ajuda muito no desempenho ao longo do dia. Só para ilustrar, esse hábito favorece a memória, cognição, saúde física e produtividade geral. Porém, a Regra 30-90 explica por que, às vezes, acordamos mais mal-humorados do que realmente bem dispostos.
A verdade é que tirar uma boa soneca não é tão fácil quanto a gente supõe. Por mais intuitivo e natural que seja, há princípios básicos até para dormir!
Vem ver o que é, de fato, a Regra 30-90 e o que ela explica sobre aquele cochilo ou soneca que a gente tanto ama tirar.
O que o cochilo tem a ver com a Regra 30-90? Os ciclos!
Você sabia que os caminhoneiros são verdadeiros mestres da ciência do sono? Isso acontece porque, na sua rotina, os profissionais tiram seus cochilos em ciclos. Da mesma forma, o fazem quem trabalha em turnos.
O sono não é uma experiência monolítica, ou seja, sempre homogênea. Na verdade, o cérebro passa por diferentes fases do sono, divididas em blocos regulares com duração aproximada a 90 minutos.
LEIA MAIS: 7 tipos de descanso para você adotar na sua vida – Viva melhor!
Os primeiros 30 minutos após nos deitarmos é a fase do sono leve. Em seguida, vem o sono profundo, normalmente de 30 a 75 minutos. Finalmente, antes de acordar, passamos pelo sono REM, quando temos os sonhos mais intensos.
A princípio, cada fase tem funções diferentes. Por exemplo, o sono profundo cura a fadiga, enquanto o REM melhora memória e humor. Assim, limpa o cérebro das memórias ruins e arquiva as necessárias.
Mais do que um fato biológico interessante, o ciclo dos sonos influencia, sobretudo, na qualidade daquele cochilo. Sem dúvidas, fica mais fácil planejar uma soneca que deixe a pessoa realmente revigorada, em vez de mal-humorada e até meio grogue.
O ideal é tirar seu cochilo sem acordar na fase do sono profundo. Sendo assim, vale tentar dormir por 30 minutos ou, se for o caso, reservar 90 minutos para a soneca. Em outras palavras, a regra 30-90.
LEIA MAIS: Regra dos 5 segundos: Verdade ou mito? Entenda mais sobre ela!
Se a Nasa falou, a água parou!
Acha a regra dos 30-90 uma bobagem? Pois, saiba que até a Nasa concorda com ela! Em um teste, a agência espacial confirmou que um simples cochilo de 26 minutos era suficiente para aumentar, em 34%, o rendimento no trabalho.
Por isso, quando precisar aumentar a concentração e dar um tempinho ao cérebro, o ideal mesmo é tirar uma soneca curta. Ao mesmo tempo, se o problema é recuperar aquelas sete horas perdidas durante a noite, a recomendação é completar um ciclo completo de sono.
Só para ilustrar, um cochilo de 90 a 120 minutos compreende todos os estágios, incluindo REM e sono profundo de ondas lentas. Deste modo, você consegue uma mente mais limpa, recupera a memória e, com certeza, o sono perdido.
Em suma, a causa da sua indisposição após aquela soneca da tarde não é, exatamente, o cochilo, mas sua técnica de descanso. A regra 30-90, segundo a própria ciência, mostra que, ou sua sesta dura 30 minutos ou deve completar o ciclo de sono.
Falando em sono, você já parou para pensar por que as pessoas idosas, normalmente, dormem menos? Leia aqui.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.