A felicidade melhora o seu sistema imunológico? Veja o que a ciência diz!

Estudos recentes relacionam a felicidade a uma resposta mais positiva do sistema imunológico. Entenda o motivo.

O estado emocional tem a capacidade de influenciar o seu estado físico — algo que você já deve ter percebido. Quando se está estressado, é comum a dor de cabeça aumentar, você sentir algum desconforto gástrico e até mesmo ficar mais cansado.

Também é frequente que, ao passar por uma situação de estresse ou tristeza intensa, as pessoas fiquem gripadas ou contraiam alguma infecção. Isso ocorre porque esse tipo de sentimento tende a afetar o sistema imunológico.

Um estudo recente publicado na revista “Dialogues in Clinical Neuroscience aborda as respostas emocionais do sistema imunológico e introduz um novo termo, a imunologia afetiva, que conecta as áreas de saúde mental e fisiológica.

O impacto da felicidade no sistema imunológico

Segundo os estudos, estados de espírito associados à felicidade, como a calma, a satisfação e a serenidade, têm um impacto positivo sobre o sistema imunológico, ao condicionarem o corpo a ativar as defesas naturais de forma estimulante.

Esse tipo de resposta positiva no sistema imunológico também afeta a saúde cardiovascular, contribui para a diminuição do envelhecimento celular e reduz as chances de condições inflamatórias no organismo.

LEIA MAIS: Quais os trabalhos que causam mais infelicidade? Estudo de Harvard responde!

Isso está relacionado aos níveis de cortisol, o hormônio que regula os níveis de estresse e afeta outros marcadores fisiológicos. Quanto menos estressado você estiver, menor será a necessidade de produzir cortisol, o que deixará seu organismo mais controlado em relação aos marcadores de saúde.

No entanto, manter um estado de felicidade por muito tempo é desafiador para a maioria das pessoas. Para que o efeito positivo no sistema imunológico seja alcançado, é possível experienciar outras emoções positivas, como esperança, resiliência, conexão social, bom humor, calma e temperança.

O aumento da produção de anticorpos através da felicidade

Além de reduzir a produção de cortisol, a felicidade estimula a liberação de oxitocina e serotonina. Além disso, também ocorre a liberação de endorfina, especialmente quando você está em um estado de gratidão e estímulos positivos.

Todos esses sentimentos positivos agem diretamente sobre o sistema imunológico, estimulando a produção de anticorpos e fortalecendo o organismo contra infecções, além de melhorar a recuperação de certas doenças.

LEIA MAIS: 4 plantas incríveis que trazem muita SORTE para a sua casa

Para aproveitar esses benefícios, não é necessário estar feliz o tempo todo, mas sim cultivar atitudes positivas diante da vida. Isso pode ser alcançado através de atividades como esportes, artes, técnicas de respiração, entre outras.

Cultivar conexões sociais saudáveis também é uma excelente maneira de se manter protegido, assim como praticar a resiliência e manter uma vida ativa. O treinamento em estratégias de resolução de problemas tem um efeito positivo na sensação de bem-estar, e abordar as situações de forma mais racional auxilia na regulação do estresse.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir outros temas semelhantes no site Lê Mundo!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.