Veja como cada cor tem total influência nas suas emoções e escolha a certa

As cores têm um poder incrível de mudar o ambiente e de causar sensações diversas à medida que afetam nossas emoções. Você pode pensar que não tem nada a ver, mas a psicologia das cores existe, justamente, para estudar esse efeito que elas são capazes de causar nas pessoas.

Não é à toa que ambientes hospitalares e escolares sempre são mais claros; isso se deve à sensação de tranquilidade que elas passam. Você também pode notar que em locais de festa, por exemplo, os tons são mais vibrantes, para que as pessoas estejam mais energizadas no ambiente.

Mas quando falamos de psicologia das cores, não é apenas de tons que estamos falando, mas também das cores específicas. Cada uma delas é capaz de causar nas pessoas sensações e emoções únicas, potencializando a harmonia que o cômodo deseja passar.

Pensando nisso, trouxemos para você o que cada cor é capaz de transmitir, para você pensar em seu projeto de reforma e acertar o tom que deseja dar ao ambiente, confira.

Como as cores afetam suas emoções

Branco

O branco é associado à calma extrema, e é utilizado em cômodos para expandir o tamanho deles. Ele pode influenciar na criatividade, porém, não é indicado para escritórios devido à desmotivação que ele pode causar, por ser uma cor monótona.

O ideal é que ele esteja presente em clínicas e cozinhas, ou seja, lugares onde você deseja passar uma sensação de limpeza e promover a tranquilidade das pessoas.

Verde

O verde também está associado à calmaria, mas conta com uma influência ao bem-estar e equilíbrio. Para escritórios, essa também não é uma cor interessante, devido à sensação de estagnação que ela pode causar. Mas se você tem um espaço de ioga, por exemplo, usar essa cor nele pode ser uma ótima ideia.

LEIA MAIS: Divirta-se! 5 fatos aleatórios e curiosos que vão alegrar seu dia

Amarelo

Uma cor estimulante da criatividade, com poder de gerar energia e atiçar a imaginação. Ela também estimula o córtex pré-frontal, levando alegria àqueles que estão em contato com ela.

Ela é ótima para lugares que demandam criatividade e energia, como escritórios e academias, porém, é preciso maneirar na quantidade de amarelo, pois as pessoas podem ficar irritadas, e o ambiente, mais cansativo.

Vermelho

Ambientes vermelhos causam sensação de urgência, podendo gerar certa ansiedade, porém, também é bem estimulante, o que é ótimo para ambientes como academias. O problema é que ela desperta os instintos básicos do ser humano, e pode ser favorável a sentimentos mais agressivos.

Azul

Voltando para a calmaria, o azul é mais uma cor relaxante, porém, diferente das outras citadas, ele pode estimular a memória do trabalho. Além disso, o azul é um tom frio, o que costuma dar uma sensação maior de disposição nas pessoas.

LEIA MAIS: Seu signo revela: qual é o hobby que combina com você? Descubra!

Violeta

Para ambientes religiosos ou espaços de meditação, ioga e massoterapia, o violeta é perfeito. Isso porque ele é considerado a cor da espiritualidade, facilitando processos meditativos e a conexão com o interior.

Entretanto, tons mais escuros, mais puxados para o roxo, podem dar uma aura mais pesada ao ambiente, quebrando a introspecção que o tom mais claro desse matiz provoca.

Gostou deste conteúdo? Não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.