Afinal, a inteligência artificial poderá te deixar sem emprego?

A “IA” está se popularizando e irá atingir o mercado de trabalho num futuro mais próximo do que você imagina.

A inteligência artificial está mudando o mundo como conhecemos, de maneira extremamente acelerada. Elas apresentam aplicações capazes de agregar facilidade ao dia a dia, nas mais diversas áreas do cotidiano, como, por exemplo, entretenimento e até relacionamentos.

Dessa vez, a IA está atingindo o mercado de trabalho e isso causará mudanças na forma como as pessoas trabalham atualmente. E os grandes questionamentos feitos pela maior parte dos profissionais é: a inteligência artificial no trabalho afetará a minha carreira? A IA causará perda de empregos?

O que exatamente é a IA?

A inteligência artificial, mais conhecida por sua abreviatura “IA” (ou artificial intelligence, “AI”, em inglês), é uma tecnologia recente, em que sistemas são capacitados a simularem características de inteligência similares à humana.

LEIA MAIS: Banimento do ChatGPT? Veja 5 coisas que você jamais pode fazer na ferramenta!

Essa simulação de mentalidade vai além do convencional visto em computadores (os quais executam tarefas solicitadas por humanos), permitindo que a IA faça escolhas sem necessitar do controle de um ser humano.

Tais escolhas são baseadas em padrões, os quais são encontrados em bancos de dados gigantes, de onde a IA retira os fundamentos para realizar suas decisões após inúmeras análises de dados processados.

Afinal, como a inteligência artificial afetará a sua carreira?

Pesquisas recentes presentes no relatório Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, revelam que grande parte das empresas deverá aderir a nova tecnologia: cerca de 75%. Espera-se que os recursos tecnológicos como “Big Data” e “IA”, nos próximos 5 anos, consigam criar cerca de 2 milhões de novos postos de trabalho.

Certamente a IA afetará o mercado de trabalho na totalidade, mas isso não significa que a IA tomará o posto das atividades humanas. Pelo contrário: será uma ferramenta extra capaz de alavancar o potencial dos trabalhadores já existentes, melhorando assim os resultados das empresas.

LEIA MAIS: Bard: 4 funções da IA do Google que deixam o ChatGPT para trás!

Desse modo, é importante ressaltar que aquele que não se adequar ao uso das novas tecnologias, por meio de qualificação profissional e estudos, pode ser substituído.

A pesquisa ressalta que 42% das empresas irão treinar seus funcionários para aprenderem a trabalhar com IA. Portanto, quando essa oportunidade chegar até você, vale a pena usufruir dela.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.