A origem sombria da ‘Regra do Polegar’ na língua inglesa – Você sabia?
A história conta que a origem da expressão se dá num contexto de violência doméstica contra mulheres.
Toda língua possui expressões que são muito difíceis de traduzir, porque é impossível desvincular língua e cultura. Nos países de língua inglesa, existem muitas expressões que utilizam partes do corpo como medida, como “regra dos palmos” ou “regra dos pés”. Mas você provavelmente não conhece a história sombria da ‘regra do polegar’. Vamos conhecer!
O que significa a ‘regra do polegar’?
Como mencionado anteriormente, nas culturas de língua inglesa é comum utilizar partes do corpo como medida. Por exemplo, diz-se que um avião voa a “dez mil pés de altura” ou que algo está a sete palmos debaixo da terra. Essas expressões não foram adotadas no Brasil como forma de medida.
LEIA MAIS: 6 sobrenomes que atraem prosperidade: história e significados!
Diversos estudos mostraram que essas expressões fazem parte do passado mais remoto dos países de língua inglesa, principalmente da Inglaterra, onde a língua começou a se consolidar e ser exportada. No entanto, essa expressão passou a ter uma nova conotação na história mais recente desses países.
Isso ocorre porque a língua possui a capacidade de se adaptar às novas realidades e demandas sociais. Assim, a medida do polegar passou a ser utilizada como “regra” quando se desejava medir algo específico e até mesmo macabro.
O uso da ‘Regra do Polegar’ na violência doméstica
Diversos estudos históricos descobriram que, no século XIX, especificamente no final desse século, houve uma mudança de conotação na “regra do polegar”. Isso ocorreu porque a Comissão dos Direitos Civis dos Estados Unidos elaborou um relatório de “proteção à mulher” que limitava a violência doméstica contra elas.
LEIA MAIS: Por que o símbolo da Apple é uma maçã mordida? Entenda essa história!
Nesse caso, a comissão definiu que um marido só poderia bater em sua esposa “Segundo a Regra do Polegar”. Isso significa que as mulheres poderiam sofrer abusos, desde que a vara ou instrumento utilizado não tivesse uma largura maior que a de um polegar. Certamente uma regra absurda, não acha? Mas que perdurou por muito tempo.
Quer ler mais conteúdos assim? Acesse o site Lê Mundo.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.