A pitanga é uma fruta que contém muitos nutrientes como vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e compostos fenólicos como flavonoides, carotenoides e antocianinas, que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas e anti-hipertensivas que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, com o desenvolvimento de artrite, dificuldades respiratórias e doenças cardiovasculares.
Benefícios da pitanga
A pitanga, assim como a laranja, é conhecida por possuir grande quantidade de vitamina C em sua composição. Portanto, é frequentemente usada para aliviar os sintomas de gripes e resfriados. Porém, os benefícios do consumo da pitanga para a nossa saúde são muito mais amplos.
Para pele
A pitanga possui boa quantidade de carotenos, que fornecem vitamina A ao organismo. Essa substância é essencial para o correto funcionamento da visão, pois reduz a possibilidade de catarata e outras degenerações do sistema ocular.
LEIA MAIS: 7 comidas e bebidas que causam mau hálito e afastam as pessoas
Contra o envelhecimento precoce
A presença da vitamina C e do complexo B também auxilia na produção de energia e no combate aos radicais livres. Essas substâncias levam ao envelhecimento celular prematuro e contribuem para o agravamento de doenças crônicas.
Ajuda a regular o sistema gastrointestinal
Contém magnésio, fósforo, fibras, lipídios e manganês. Esses elementos não apenas fortalecem ossos e dentes, mas também ajudam a melhorar a saúde digestiva e aliviar doenças como dores abdominais, cólicas e diarreia. Eles também ajudam a manter o metabolismo do corpo.
Como consumir a pitanga?
A pitanga pode ser utilizada como sobremesa crua nas refeições principais ou lanches, podendo também ser utilizada para fazer sucos, smoothies, geleias ou bolos. Outra opção é fazer chá de pitanga com folhas da fruta.
LEIA MAIS: Limpa alumínio poderoso caseiro de só 3 ingredientes que irá te salvar na cozinha
Receita do chá de pitanga
O chá de pitanga pode ser feito com as folhas da fruta pelo método de infusão. Para fazer isso, você precisa seguir estas etapas:
- Ferva cerca de 200 mL de água.
- Após a fervura desligue o fogo.
- Adicione as folhas da fruta e deixe tampado por cinco minutos (para liberar as propriedades medicinais).
Por fim, já é possível tomar o chá.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.