Adeus, odores indesejados: 5 dicas para uma cozinha fresquinha e agradável!
Sua cozinha está apresentando mau cheiro? Então siga estas dicas para acabar de vez com este problema e ainda manter nela um cheirinho natural!
A cozinha é o cômodo preferido de muitos, mas também é um local que precisa de atenção. Isso porque, neste ambiente, há muita umidade e, devido ao manuseio de alimentos, também a possibilidade de acúmulos de micro-organismos.
Esses fatores podem gerar um mau cheiro no ambiente, o que não combina em nada com a utilidade do cômodo, já que, para preparar uma refeição deliciosa e segura, é preciso que se esteja em um ambiente limpo.
Mas, se sua cozinha anda malcheirosa com frequência, você deve estar deixando algo passar. Por isso trouxemos algumas dicas de como acabar com esse problema e como manter seu cômodo com aquele cheirinho agradável de limpeza.
5 dicas para tirar o mau cheiro da cozinha
Tenha saída de ventilação
Comidas liberam cheiros no ambiente. Na maioria das vezes, esses cheiros são bons e dão água na boca. Porém, o acúmulo deles pode gerar um odor estranho em sua cozinha, ainda mais se você não tiver uma circulação de ar adequada.
Se você não tem uma janela que permita uma boa circulação de ar no cômodo, o ideal é instalar um exaustor, que consegue sugar todo o vapor que o cozimento dos alimentos gera e ainda levar com ele o odor dos alimentos.
Caso você já tenha um exaustor, mas ainda assim nota muito odor no ambiente, uma boa limpeza nele pode te ajudar a resolver o problema.
LEIA MAIS: 4 dicas infalíveis para deixar a casa sempre perfumada; confira!
Cuidado com os panos de prato
Como são utilizados para secar utensílios e as mãos, eles podem conter algum resquício de alimentos e até mesmo micro-organismos adquiridos do ambiente.
Mantenha a limpeza dos panos, lembrando-se sempre de trocá-los para evitar contaminações. O ideal é fazer a troca dia sim, dia não, e lavá-los com água quente para matar qualquer organismo que possa prejudicar a sua saúde.
Lembre-se também de trocar frequentemente as esponjas de louça e os panos com que você limpa a pia, já que eles contêm um número muito maior de bactérias e são ótimos meios de expansão delas.
Tire o lixo com frequência
A lixeira é um dos objetos mais fedidos da cozinha, e por isso é preciso ser limpa com bastante frequência. Não deixe acumular muito lixo, ainda mais quando se trata de lixo orgânico, que pode apodrecer com bastante facilidade.
Além de retirar o lixo, mantenha uma rotina de limpeza da sua lixeira, pois alguns pedaços de sujeira ou líquidos podem sujá-la.
Perfume natural na cozinha
Depois de limpar sua cozinha, você pode deixá-la com um cheirinho natural ao ferver uma panela com água e frutas cítricas, como laranja e limão, junto a especiarias, como cravo e canela. Você terá um perfume muito agradável na sua cozinha, de forma natural.
LEIA TAMBÉM: 5 usos incríveis e criativos para cascas de laranja – Conheça e aproveite!
Tenha ervas plantadas
Além de dar sabor à sua comida, as ervas naturais podem dar um aroma natural à sua cozinha e, mantendo-as no cômodo, você ainda facilita a colheita sempre que quiser utilizá-las em suas refeições. Não se esqueça de que a luz é essencial para que a maioria das ervas se adapte bem ao clima da cozinha.
Gostou deste conteúdo? Não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.