Afinal, falar sozinho é normal? É possível parar com esse hábito?
O hábito de falar sozinho pode trazer benefícios, como concentração, mas requer aconselhamento quando traz problemas emocionais
Sem dúvidas, você já se pegou falando sozinho ou cochichando na rua. E, mais engraçado ainda, alguém viu e, por isso, você morreu de vergonha. Mas, será que falar sozinho é normal? Isso é mesmo motivo para tanto embaraço? Quando é preciso pedir ajuda?
A princípio, falar sozinho, seja em voz alta, seja internamente, é um comportamento perfeitamente normal. E não apenas em crianças, mas em qualquer idade. A prática ajuda, por exemplo, a encontrar objetos perdidos e compreender instruções.
Por isso, nem sempre falar sozinho está associado a algum distúrbio mental. Porém, não custa nada entender sobre este hábito e, evidentemente, quando é preciso buscar ajuda por algum exagero nisso.
Falar sozinho é normal?
Antes de tudo, é interessante saber que responder a esta pergunta é objeto de pesquisa dos cientistas há anos. Só para ilustrar, nos anos 1880, os estudos procuravam entender por que as pessoas falavam consigo mesmas e, naquele tempo, perceberam que isso seria uma forma de expressar sentimentos e pensamentos.
Tanto que pais, mães e educadores não precisam se preocupar com esse tipo de comportamento em crianças. Algo, a propósito, bastante comum. Pelo contrário, nesta idade, falar sozinho não só é normal, como ajuda a desenvolver a linguagem, manter-se estimulado durante uma tarefa e melhorar o desempenho enquanto a concluem.
Mas, e quando a pessoa cresce? Inicialmente, não causa riscos significativos à saúde, a menos que haja outros sintomas, como alucinações. Por outro lado, falar sozinho é normal, por exemplo, quando precisa executar uma tarefa e, neste sentido, até ajuda a melhorar a concentração e, consequentemente, o desempenho.
Além disso, o hábito aprimora as habilidades de resolução de problemas. Por fim, a pessoa pode falar consigo mesma com fins motivacionais ou instrutivos.
LEIA MAIS: 6 coisas em que os introvertidos se destacam entre os demais!
Diferentes formas de falar sozinho
Para você ver como existe, mesmo, uma preocupação em descobrir se falar sozinho é normal, o hábito foi dividido em três categorias. Elas se dividem conforme o tom de voz.
- Categoria positiva: incentiva e reforça crenças positivas sobre uma pessoa. Sendo assim, engajar-se em conversas internas positivas pode diminuir a ansiedade e melhorar a concentração e o foco.
- Conversas internas negativas: geralmente envolvem diálogos críticos e desencorajadores.
- Conversas internas neutras: este tipo de conversa interna não é significativamente positiva ou negativa. As pessoas podem usá-la para dar instruções a si mesmas em vez de reforçar ou encorajar uma crença ou emoção específica.
E por que a uma pessoa fala sozinha? Em alguns casos, para controlar e processar suas emoções. Em outros, diminuir a ansiedade, distanciando-se de seus sentimentos angustiantes.
LEIA MAIS: 7 hábitos de mulheres de sucesso que você deveria adotar para mudar de vida
Te incomoda? Então, veja como parar de falar sozinho
Embora falar sozinho inicialmente seja normal, o hábito pode incomodar algumas pessoas. Por isso, não custa adotar estratégias para reduzir o comportamento. Uma delas é escrever a conversa interna em um diário. Além disso, você pode tentar transferir a conversa interna para pensamentos internos ou falas silenciosas.
E, em algum momento, é preciso pedir ajuda quando a pessoa fala sozinha? Normalmente, isso é indicado quando essa conversa interna afeta sua saúde mental, principalmente com autocríticas
Além disso, se falar sozinho vier acompanhado de alucinações, por exemplo, é necessário buscar ajuda profissional. Existem condições mentais que levam a esse tipo de comportamento, como a esquizofrenia.
Não se pressione tanto!
Em suma, falar sozinho é normal para a maioria das pessoas e, de fato, algo até benéfico. Pode ajudar, por exemplo, a controlar a ansiedade e melhorar a concentração. Apenas busque ajuda quando o hábito realmente te incomodar, trouxer perturbações emocionais ou vier acompanhado de outros sinais, como alucinações.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.