Afinal, por que temos tão poucos amigos atualmente? Entenda a “recessão de amizade”
A falta de tempo e, com isso, a dificuldade em manter contato, são alguns dos motivos pelos quais as pessoas estão desistindo de ter amigos íntimos.
Quantos amigos íntimos você tem? Há algum tempo atrás, essa pergunta poderia ter como resposta um número alto. Porém, você já notou que hoje em dia está cada vez mais difícil manter uma relação firme entre amigos? Esse fenômeno é o que muitos pesquisadores chamam de “recessão da amizade”. Veja a seguir o que explicaria isso.
Por que as pessoas estão parando de ter amigos?
Aqui, chamamos de “recessão da amizade”, o movimento de retrocesso da cultura de ter amigos. Ou seja, trata-se de uma forma de expressar como, atualmente, as pessoas se tornaram menos capazes de manter um vínculo íntimo com outra pessoa. Ao invés disso, estamos mais sozinhos ou com apenas um ou dois amigos.
Dito isso, você pode se perguntar o que pode estar por trás desse fenômeno. Bom, muitos dos relatos de pessoas “solitárias” envolvem a falta de tempo entre trabalho, estudos e projetos pessoais, para realmente alimentar uma amizade.
LEIA MAIS:
- 8 comportamentos que abalam a confiança em uma pessoa
- 6 sinais que podem indicar infidelidade num relacionamento
Assim, é como se estivéssemos sempre tão ocupados e nunca tivéssemos tempo de qualidade para passar com as pessoas.
Ademais, vale mencionar que uma amizade requer certo “trabalho”. Afinal, para manter alguém próximo, é preciso ter contato relativamente frequente, se importar, se fazer presente em momentos importantes. Porém, as pessoas estão cada vez menos dispostas a fazer esse esforço. Logo, a solidão é uma forma de evitar ter qualquer tipo de ação.
A importância de manter amizades
Infelizmente, cada vez mais é recorrente o pensamento de que as amizades são “dispensáveis”. Porém, não é isso o que a maioria dos especialistas diz. No caso, a psicologia já demonstrou em vários estudos a importância de manter amizades leais para melhorar a nossa saúde mental e até mesmo para o nosso desenvolvimento pessoal.
Dessa forma, podemos dizer que ter amizades de qualidade é também uma forma de autocuidado. Por outro lado, parece que estamos desaprendendo a como ser amigo e isso pode ser um grande problema! Esse pode ser um sintoma dessa época em que tudo é tão corrido e temos pouquíssimo tempo para viver.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.