Afinal, posso comer alimento congelado depois do vencimento? Veja os prazos
Se você já esqueceu um alimento no freezer e quando foi ver ele estava vencido, veja se é seguro consumi-lo mesmo fora da validade.
Acontece facilmente nas melhores famílias de alimentos serem esquecidos no freezer e acabarem passando da validade. Nestes casos, a pergunta se pode ou não fazer o consumo sempre surge.
Como o alimento está congelado, a ideia é de que não tem como estar estragado, e que se pode, sim, comer com tranquilidade. Porém, será que é isso mesmo? Hoje trouxemos tudo que você precisa saber sobre alimentos vencidos e congelados.
Como funciona o esquema de validade dos produtos?
A verdade é que a data de validade do produto é uma estimativa de sua duração. Sabe-se que cada alimento tem uma média de vida útil, e por isso se estima quando não estará tão bom para consumo. Por este motivo, a maioria dos alimentos podem, sim, ser consumidos após a validade.
No entanto, é preciso ficar de olho em qual tipo de alimento estamos falando. Alimentos perecíveis têm uma média de vida bem menor, e estes, sim, podem fazer mal se consumidos fora da validade.
Alimentos que precisam ser armazenados na geladeira, como àqueles à base de leite, ovos, carnes, peixes, legumes e verduras, costumam durar bem menos e condizer melhor com a data de validade indicada na embalagem.
No entanto, a maioria destes alimentos consegue se manter conservada por mais tempo se congelados, pois isso desativa a atividade dos micro-organismos que são os responsáveis por degradar o alimento.
LEIA MAIS: Alimentos que são ultraprocessados e você nem imaginava
Quanto tempo dura um alimento congelado?
Embora os alimentos fiquem mais seguros congelados, isso não quer dizer que eles duram para sempre. Isso porque eles podem sofrer ressecamento ou queima do gelo, além de simplesmente perderem temperatura e estragarem.
Se o você tem o costume de abrir o freezer com frequência, ou ficar muito tempo com a porta aberta, o alimento pode modificar sua temperatura, e acabar deteriorando mais rápido.
Mas caso eles sejam armazenados de forma correta, eles costumam durar por mais tempo. Veja abaixo a média de tempo que cada alimento costuma resistir congelado:
- Frutas e vegetais – de 8 a 12 meses;
- Carne de rês ou suína crua – de 3 a 4 meses;
- Frango ou peru – 12 meses;
- Carnes processadas – de 1 a 2 meses;
- Peixe cozido – de 4 a 6 meses;
- Bifes crus ou assados – de 4 a 12 meses.
LEIA MAIS: Por que a Coca-Cola de garrafa de vidro tem um sabor melhor? Descubra aqui
Qual o jeito certo de armazenar os alimentos?
Você deve embalar seus alimentos em embalagens que não permita o contato deles com o gelo, para evitar queimaduras e ressecamento. Então lembre-se de vedar bem a embalagem plástica antes de levar ao freezer. Você pode dispor em potes também.
Mergulhar os vegetais em água fervendo por alguns minutos, e depois colocá-los em água gelada, o famoso branqueamento, ajuda a manter a qualidade dos alimentos por mais tempo após congelados.
Evite descongelar e congelar novamente o alimento, isso costuma fazer com que o alimento estrague. Além disso, sempre congele o alimento o mais rápido possível, para evitar perdas anteriores.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.