Alergias curiosas e estranhas: 8 tipos bizarros que vão além do comum

Se você acha que já ouviu falar de tudo, não vai acreditar nos tipos de mais esquisitos do mundo

Sem dúvida, você deve ter alergia a alguma coisa. A gente está acostumado com alergias comuns, como pó, pets e certos tipos de comida. Mas você não vai acreditar nos tipos mais esquisitos de alergia que existem!

As alergias ocorrem quando o sistema de defesa do corpo reage exageradamente a alguma substância estranha, o alérgeno. Elas podem ser sazonais ou perenes. Seja como for, a melhor maneira de controlá-las é evitar ou eliminar a exposição e tratar os sintomas com medicamentos.

Por isso, é importante conhecer a fonte da alergia para buscar solucioná-la.

Tipos de alergia mais esquisitos do mundo

Alergia a couro

Imagine sentir uma coceira imensa ao calçar seu sapato! É o que acontece com quem tem alergia a couro. Na verdade, trata-se da dermatite de contato, cujos sintomas mais comuns são erupções cutâneas. Normalmente, isso é resultado dos produtos químicos usados no processo de curtimento do couro.

Por isso, é recomendado usar meias ou sapatos feitos com materiais diferentes do couro. Em casos de crise, os anti-histamínicos podem ajudar com a erupção cutânea, que geralmente desaparece em alguns dias.

LEIA MAIS: 6 passos simples para limpar móveis de couro – e fazê-los durar muito mais!

Alergia a água

Todos nós precisamos de água para sobreviver, sem dúvidas. Mas um dos tipos mais esquisitos de alergia no mundo é justamente a ela! A condição provoca a urticária aquagênica, manchas vermelhas na pele que causam muita coceira.

Felizmente, tanto a urticária quanto a coceira geralmente desaparecem de 15 a 30 minutos. Para aliviar os sintomas, o ideal é tomar anti-histamínicos.

Alergia a sêmen

Pois é, há quem tenha alergia a sêmen! Um problema sobretudo para quem deseja engravidar, embora seja extremamente raro. Os sintomas são normalmente urticária e inchaço na área vaginal após a relação sexual. O diagnóstico é feito por meio de teste cutâneo e o melhor tratamento é usar preservativo.

Exercícios físicos

Outro dos tipos de alergia mais esquisitos do mundo foi mil vezes relatado na literatura médica, desde a década de 1970. Em casos leves, causa apenas urticária, ou urticária, mas em uma forma mais grave, pode levar à anafilaxia. Consequentemente, a pressão sanguínea cai repentinamente e você tem dificuldade para respirar.

A princípio, há dois rolos diferentes: um que ocorre depois de comer e dentro de duas horas após o exercício, e o outro ocorre sem comer. Em ambos, é preciso parar de se exercitar ou, ainda, evitar comer antes do exercício.

Um dos tipos de alergia mais esquisitos é ao sol

A alergia solar que vem pela exposição ao sol é bem rara, mas existe, surge poucos minutos após receber a luz. As urticárias podem ser tratadas com anti-histamínicos, embora evitar o sol seja o ideal. Os anti-histamínicos podem aliviar a reação, mas não evitá-la.

Eletricidade

As pessoas que afirmam sofrer de eletrossensibilidade, inicialmente, são sensíveis a campos elétricos gerados por celulares, micro-ondas, computadores e linhas de energia. Os sintomas incluem dor de cabeça, zumbido nos ouvidos, fadiga e muitas outras queixas.

Porém, há quem diga tratar-se de um mito, inclusive segundo estudos sobre eletrossensibilidade.

LEIA TAMBÉM: Como limpar o quarto de quem tem alergia? Confira 5 dicas infalíveis!

Mais um dos tipos de alergia esquisitos: moeda

Se você sente sua mão coçar depois de pegar em moedas, provavelmente tem mais um dos tipos de alergia mais esquisitos do mundo. Trata-se de uma reação ao níquel, tendo a dermatite de contato como resultado.

O melhor tratamento é, de fato, evitar pegar em moedas, tomar anti-histamínicos após a exposição e aplicar um esteróide tópico quando surgir uma erupção cutânea.

Alergia a própria pele

O dermografismo é outro tipo de urticária física que, na verdade, não é bem como alergia à pele. De fato, aparece quando você tem contato com a unha, roupas apertadas ou até toalha.

O dermografismo afeta cerca de 4% da população mundial e, felizmente, a erupção desaparece sozinha de 15 a 30 minutos. Mas, você pode usar anti-histamínicos para controlar a coceira que causa.

Além dos tipos de alergia mais esquisitos do mundo listados acima, há quem tenha reações ao frio ou determinados tipos de fruta.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.