Alimentos que são ultraprocessados e você nem imaginava
É importante conhecer os riscos desses alimentos e buscar alternativas mais saudáveis, como alimentos frescos e naturais.
Os alimentos ultraprocessados (UPFs), como cereais matinais, barras de granola, bacon, sopas instantâneas, entre outros, são considerados vilões pelos cientistas. Eles são altamente processados durante sua produção e contêm cinco ou mais ingredientes. Além de aditivos para alterar sabor, textura, cor e prazo de validade. Porém, consumir muitos UPFs pode contribuir para o aumento de condições como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Alimentos ultraprocessados comuns
Alguns dos principais UPFs ingeridos por uma pessoa ao longo de um dia são:
- Cereais matinais;
- Barras de granola;
- Pão de forma;
- Iogurtes “não naturais”;
- Sucos de fruta industrializados;
- Bacon;
- Salsichas;
- Sanduíches industrializados;
- Saladas pré-prontas;
- Hambúrgueres prontos;
- Nuggets de frango
- Iscas de peixe;
- Batatas fritas congeladas;
- Sopas instantâneas.
LEIA MAIS: 5 alimentos que possuem lactose e você NEM imaginava
Escolhas mais saudáveis
Para evitar a ingestão de UPFs, especialistas recomendam escolher um cereal com menos de cinco ingredientes e que o açúcar não esteja entre os dois principais ingredientes.
Além disso, cereais ricos em fibras sem adição de açúcar também são uma boa opção. O iogurte com frutas ou granola é frequentemente considerado uma opção saudável, mas se o iogurte natural é processado e tem adição de adoçantes, conservantes, estabilizantes ou corantes. Portanto, se torna ultraprocessado.
Além disso, prefira os pães feitos apenas com farinha de trigo, água, sal e fermento.
Ademais, ao escolher os sanduíches, a dica é montá-los em casa e evitar maionese e molhos ultraprocessados. Opte por condimentos como mostarda ou pesto menos processados.
O tipo de pão também faz uma grande diferença: pão branco (mesmo integral) produzido em massa e embalado com uma longa vida útil é mais barato, mas é altamente processado e contém muito pouca fibra.
Saladas compradas prontas, como a salada Caesar, contêm frango cozido e molhos com muito açúcar, aditivos e aromatizantes para ajudar a tornar a comida saborosa e mantê-la fresca por mais tempo. É melhor fazer uma salada caseira simples.
Leia sempre os rótulos
Por fim, especialistas aconselham a ler sempre os rótulos dos alimentos e evitar aqueles que são considerados um risco para a saúde: sal, açúcar e gordura. Ao optar por alimentos frescos e minimamente processados, é possível ter uma alimentação mais saudável e equilibrada.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.