Alongamento: antes ou depois do treino? Confira!
Veja o que os especialistas dizem sobre o alongamento!
Alongamento: antes ou depois do treino? Confira!
Para quem pratica alguma atividade física já é comum fazer alguns alongamentos para despertar os músculos e poder ter uma maior potência no treino. Entretanto, muitas pessoas pulam essa etapa antes do exercício, por não acharem importante.
Dessa forma, surgem alguns questionamentos, se é realmente indicado alongar antes do treino, qual o melhor alongamento para se fazer e se deve ser feito alongamento antes ou depois do treino. Confira abaixo!
LEIA MAIS: 6 Alimentos para ter uma excelente noite de sono! Confira!
Por que alongar?
Alongar os principais grupos de músculos no mínimo 2x por semana é uma boa forma de se manter flexível e ativo, mesmo com a chegada da fase idosa. Assim, quem se alonga consegue diminuir o risco de dores no quadril, por exemplo.
Além do mais, o alongamento também ajuda a diminuir dores nos músculos, principalmente nas costas, ocasionado por má postura.
Sem contar que, para quem tem o objetivo de ter um aumento de massa muscular, o alongamento muscular é ainda mais importante. Pois, com uma musculatura encurtada, a evolução nos treinos fica bastante limitada.
LEIA MAIS: Os melhores alimentos para comer depois do seu treino e otimizar seus resultados!
Alongamento antes ou depois do treino?
Antes do treino?
De fato, o alongamento antes do treino não é uma prática obrigatória, podendo não ser feito. Entretanto, já é comprovado que um bom alongamento ajuda a prevenir lesões durante o treino, e diminui a dor muscular, melhorando seu desempenho.
Porém, é necessário saber realizar o alongamento correto, pois, caso você se alongue muito, vai acabar cansando seus músculos antes mesmo de iniciar o exercício.
Depois do treino?
Ao contrário do que muita gente pensa, alongar depois do treino é uma excelente ideia! Depois do treino seus músculos estão com bastante circulação sanguínea e bastante flexíveis. Por isso, aproveite para realizar alguns alongamentos, isso irá potencializar ainda mais sua flexibilidade.
LEIA MAIS: Confira 8 alimentos para se livrar da ressaca!
Qual o melhor alongamento?
A grosso modo existem dois tipos de alongamentos. O alongamento estático é aquele em que seguramos um grupo muscular durante 15 a 30 segundos. Entretanto, muitas pessoas pesam no tempo, segurando por muito mais tempo, o que pode causar dor e fadiga muscular.
Por esse motivo, realizar o alongamento dinâmico pode ser mais eficaz. Pois, basta você mover todo um grupo muscular com fluidez, até atingir a sua amplitude, sem precisar ficar segurando por longos períodos
Para ler mais conteúdos como esse, basta clicar aqui!